A Turquia intensificou as negociações com o consórcio franco-italiano Eurosam, para adquirir sistemas de defesa anti-aéreos de médio alcance SAMP-T, para implantar em sua fronteira com a Síria.
Na semana passada, representantes do Ministério da Defesa turco visitou as instalações da Eurosam na França e na Itália, e assistiram uma demonstração do sistema SAMP-T, e o governo informou ter recebido “impressões positivas” relatou a agência TASS.
“A fim de promover as negociações, os delegados do consórcio franco-italiano chegam em Ancara nos próximos dias. O acordo cujo montante ainda não é conhecido, após a assinatura do contrato com a Eurosam, serão enviadas para Turquia, várias baterias temporários até que este consórcio europeu forneça os sistemas acordados”, disse a agência.
Os sistemas SAMP-T estão equipados com mísseis Aster-15/30, e oferecem uma gama de detecção variando de 60 a 120 Km, sendo capazes de rastrear 100 alvos simultaneamente.
O apoio incondicional da OTAN à Turquia
Por outro lado, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, anunciou que a aliança vai ajudar a melhorar o sistema de defesa aérea turca, depois de derrubar o avião russo Su-24 na Síria.
Segundo Stoltenberg, a Turquia está em uma situação difícil porque faz fronteira com o Iraque e a Síria, e sofre com os conflitos no Oriente mais do que qualquer outro membro da Aliança do Atlântico Médio.
Além disso, o secretário-geral da OTAN anunciou que a organização vai tomar várias medidas para ajudar Ancara antes do próximo dia 25 de dezembro.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT