De acordo com a agência de notícias TASS, as Forças Armadas turcas, realizaram em 3 de fevereiro uma operação durante a noite contra membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, por sua sigla em curdo) fora do território nacional.
A Força Aérea turca realizou bombardeios com mísseis de alta precisão sobre alvos do PKK no Qandil, norte do Iraque. Caças F-4 e F-16 participaram no ataque. A agência disse que os alvos destruídos foram, refúgios, depósito de munições e tanques de combustível.
No momento, a Turquia não fez qualquer declaração sobre os fatos.
Civis que vivem em áreas montanhosas do Iraque que marcam a fronteira com a Turquia, perto das posições de milícias curdas, são vítimas de terror e bombardeamento indiscriminado de F-16 e F-4 Phantom turcos.
“Ninguém sabe ao certo quantos homens e mulheres o PKK perdeu nos últimos ataques aéreos turcos nas suas posições nas montanhas iraquianas: em todo caso, os apoiantes de sua causa estão sendo assassinados indiscriminadamente estes dias nas cidades a sudeste de Anatolian”, relatou em dezembro passado o jornalista Ferran Barber, que trabalhava no local.
De acordo com a Human Rights Watch, “mais de cem civis curdos foram mortos no fogo cruzado entre os dois lados, incluindo mães e crianças indefesas e idosos”, lembra Barber.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT