Turquia está considerando comprar sistema antiaéreo MEADS

Após a renúncia de obtenção de sistemas de defesa de aérea da República Popular da China, as autoridades turcas estão considerando a compra do sistema antiaéreo MEADS.

De acordo com fontes locais, a Turquia está considerando a aquisição de conjuntos de MEADS / Foto: MEADS
De acordo com fontes locais, a Turquia está considerando a aquisição de conjuntos de MEADS-Foto: MEADS

O correspondente turco da Defense News relata que as autoridades de Ancara, depois de desistir da decisão anterior de aquisição de sistemas de defesa aéreade longo alcance HQ-9 (FD-2000) da empresa chinesa CPMIEC, consideram a compra do sistema MEADS – um projeto conjunto da Alemanha, da filial italiana da MBDA e da Lockheed Martin dos EUA.

As autoridades dizem que a Turquia sente uma crescente preocupação com as ameaças na região. Portanto, há crescente convicção política e militar da necessidade da rápida introdução de soluções para a defesa aérea. “Enfrentamos múltiplas ameaças, e podemos não ser capazes de nos dar ao luxo de esperar vários anos antes de criar o nosso próprio programa de desenvolvimento”, disse um dos altos funcionários responsáveis ​​pela segurança nacional.

Depois de cancelar as negociações com a CPMIEC em novembro de 2015, a Turkish Savunma Sanayii Mustesarliginin (agência de fomento da indústria de defesa) encomendou o desenvolvimento de um conjunto de sistemas de defesa antiaéreos e antimísseis para duas empresas nacionais – Aselsan e Roketsan. No entanto, de acordo com fontes industriais, o desenvolvimento de suas próprias soluções podem levar 10 anos ou até mais.

A Turquia se sente ameaçada, especialmente após a Federação Russa ter reforçado significativamente o seu contingente militar no Mediterrâneo, na Síria e no Mar Cáspio, em resposta à derrubada por um caça F-16 turco de um bombardeiro Su-24 russo. De acordo com as autoridades de Ancara, aviões russos teriam violado o espaço aéreo da Turquia, perto da fronteira com a Síria (A controvérsia sobre derrubada do Su-24M, 2015/11/29).

– Para balancear o equilíbrio geopolítico na região, o sistema MEADS pode ganhar prioridade em Ancara – disse o especialista em segurança anteriormente citado. Um alto funcionário disse que os offsets do contrato de compra do MEADS poderiam ajudar a Turquia na criação de sua própria defesa moderna.

“Em particular, parece convidativa sua antena de radar, que fornece 360° de área de cobertura”, disse ele. O funcionário acrescentou que os últimos representantes de alto nível das autoridades turcas responsável por ordenar equipamento militar informalmente discutiram com parceiros alemães, a capacidade do MEADS. “As discussões iniciais são com foco em tecnologias utilizadas no sistema”, disse outro oficial. “Ele poderia se encaixar em nossas necessidades, abrangendo uma grande área com o menor número de sistemas”, acrescentou.

Uma fonte associada com a indústria turca, disse: “É claro que com o cancelamento do programa da Turquia, T-LORAMIDS, existem opções por outros sistemas. A Alemanha falou com a Turquia sobre os benefícios do MEADS, planejando novas negociações. As capacidades operacionais do MEADS e o modelo de cooperação industrial se encaixam bem no caminho desejado de ação”.

O analista turco para a defesa disse que se ocorrer a próxima fase das negociações, Ancara pode comprar até 4 conjuntos de MEADS. Oficiais superiores não quiseram falar sobre detalhes do contrato potencial, mas não descartaram a possibilidade de compra direta, sem concorrência internacional.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker

FONTE: Altair

Sair da versão mobile