A Turbomeca recebeu a certificação EASA para o sua nova turbina Ariel 2N, a mais nova adição à família Arriel 2+. A turbina foi testada pela primeira vez em setembro de 2011, e oferece menores custos operacionais, juntamente com maior confiabilidade e desempenho em relação aos seus antecessores. Ele apresenta um novo compressor axial, novo difusor no compressor de alta pressão, material novo na turbina de alta pressão e nova geração dual-channel Fadec. Devido a estas características, o Arriel 2N oferece 17 % mais poder para decolagem do que o atual Arriel 2C (986 shp/735kW em comparação com 840shp/626kW).
O motor também inclui um novo gravador de dados do motor e um monitor nas lâminas da turbina, permitindo que o usuário se concentre mais na manutenção preventiva de manutenção tradicional. Estas características reduzem as remoções não programadas, melhoram a disponibilidade de estruturas e contribuem para um tempo entre revisão (TBO) de até 4.000 horas.
A Airbus Helicopters escolheu a Arriel 2N para o MBe AS565 “Panther”, a versão naval da família Panther de helicópteros. Um helicóptero all weather, multi-função que pode ser operado a partir de plataformas de navios no mar ou para cobrir uma vasta gama de missões navais como a vigilância marítima, busca e salvamento (SAR), evacuação de baixas intensidade, reposição vertical, patrulhamento no mar e contra-terrorismo. É ideal para a guerra anti-submarina (ASW) e guerra anti-superfície (ASuW), no ataque à submarinos e navios.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: Rotor&Wing