Após duas décadas de serviço, a frota de Tucano T27 da Força Aérea Colombiana (FAC) de fabricação brasileira, está sendo modernizada 100% à nível nacional, para continuar sua missão de prover a paz e a segurança da Nação.
Das 14 aeronaves colombianas, 13 estão sendo modernizadas por militares e engenheiros técnicos no nosso país, que foram treinados através da política de offset em território brasileiro, para aumentar a eficácia do treinamento de pessoal FAC.
Um dos T27 passou pelo processo de modernização no Brasil. A Embraer, fabricante das aeronaves ministrou programas de formação básica, e em 2012 recebeu uma equipe de 10 engenheiros colombianos que por 210 dias, se atualizaram ao lado do pessoal brasileiro sobre os equipamentos.
Agora, a renovação dos Tucanos T27 está ocorrendo no Centro Nacional Manutenção em Conjunto (CNMC), em Madrid (Cundinamarca) e só com o pessoal FAC. Eles atualmente fazem os planos de mudança das asas, modificar todos os sistemas eletrônicos de aviação, substituíção do painel por telas digitais e renovar completamente a fiação da aeronave.
Este programa de modernização nasceu de um acordo de compensação entre o Ministério da Defesa e a Embraer,no qual a empresa, depois de fornecer outro equipamento aeronáutico, concordou que os engenheiros e técnicos colombianos recebessem todo o conhecimento sobre estas aeronaves em suas instalações no Brasil.
De 2008 até hoje, 56 projetos de offset foram desenvolvidos no Setor de Defesa da Colômbia, entre os quais estão a modernização dos helicópteros UH60A, o desenvolvimento de óculos de visão noturna e aviões de treinamento T90. O país foi escolhido como cenário para o GOCA 2014, pois é considerado como uma das histórias de sucesso do mundo na implementação de offsets no Setor de Defesa.
Tais projetos, usados como compensação industrial, além da transferência de tecnologia e conhecimento, geram lucro para as empresas do setor de Defesa na Colômbia.
Precisamente Embraer é uma das empresas que participam em Cartagena ontem na reunião da Associação Global de “offset” e intercâmbio Comércial (GOCA, sigla em Inglês), onde a defesa, segurança, a tecnologia de comunicação multinacional, são analisados em conjunto e pela primeira vez em um país da América Latina, as inovações da indústria e negociação e de cooperação internacional, bem como o futuro da compensação industrial e social que esses projetos geram.
Em 2014, o GOCA terá 400 pessoas, delegações oficiais de 10 países e 63 empresas de cinco continentes.
Uma vez que seja concluída a modernização dos T27, a FAC buscará a certificação junto à Embraer para poder trabalhar com outras forças aéreas em todo o mundo na modernização das aeronaves deste tipo.
Espera-se que em duas semanas, o primeiro T27 modernizado por engenheiros e técnicos da FAC, ganhe os céus colombianos.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: mindefensa.gov.co