Foi com pompa e circunstância que os líderes da NATO/OTAN inauguraram a nova sede da organização, em Bruxelas. Mas, pouco depois, o Presidente dos Estados Unidos fez questão de criticar abertamente os países que não respeitam os compromissos financeiros que têm com a Aliança.
Os países europeus que não cumprem a meta vão explicar como pretendem aumentar esse esforço. Por outro lado, a OTAN vai colaborar mais na luta contra o terrorismo. “A OTAN vai agora aderir formalmente à coligação contra o Daesh, depois de todos os países-membros estarem de acordo, bem como a União Europeia. Penso que este é um sinal forte mas, deve ficar claro que não implica qualquer outro tipo de contribuição da Alemanha para além do que foi decidido fazer agora”, confirmou a chanceler alemã Angela Merkel.
Os aliados europeus não querem enviar soldados para combater o Daesh no Oriente Médio e vão colaborar, sobretudo, no nível de treinamento militar, troca de informações secretas e aumento da capacidade logística.
Donald Trump disse que ataques como o ocorrido esta semana, na cidade britânica de Manchester, vão se repetir caso nada a mais seja feito para deter os jihadistas.
FONTE: Euronews
FOTO: OTAN