Três quartos dos russos temem guerra contra a Ucrânia, revela pesquisa

ucrania

De acordo com os resultados da pesquisa do Centro Levada, realizada de 25 a 28 de abril em 45 regiões russas, o processo de separação da Crimeia e sua anexação à Rússia, que começou há dois meses, foi bem recebido pelos cidadãos russos, mas, paralelamente, gerou o medo de guerra civil e de entrada das tropas russas na Ucrânia.

O estudo mostra que 88% dos entrevistados acreditam que a adesão da península foi o resultado da livre vontade dos habitantes da Crimeia. Mas diminuiu a proporção das pessoas que aprovam estender a experiência da Crimeia a outras regiões da Ucrânia, caso seus moradores votem em um referendo semelhante.

Diplomatas russos recorrem à OSCE para conter conflito no sudeste da Ucrânia

Na segunda quinzena de março, essa ideia era apoiada por 67% dos entrevistados, mas agora caiu para 58%. Nesse contexto, 30% dos russos acreditam ser correto abster-se da anexação das regiões de Donetsk ou Lugansk à Rússia, e 12% são a favor da adesão de novos territórios.

Três quartos dos entrevistados mostraram preocupação com a possibilidade de um conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia. A metade deles admitiram não entender bem o que está realmente acontecendo na Ucrânia, e 12% disseram que não entendem nem sabem em que informações podem acreditar.

FONTE: Gazeta Russa

Sair da versão mobile