Três aviões americanos são atacados no Sudão do Sul

13355132

Três aviões militares dos EUA que atuavam em uma operação de resgate de cidadãos americanos em Bor, no Sudão do Sul, foram atingidos por disparos. Quatro militares americanos ficaram feridos e uma aeronave foi seriamente danificada, segundo o comando militar dos EUA.

Após ser atingida, uma das aeronaves pegou fogo. Na sequência da operação de resgate, os tripulantes americanos seguiram para Kampala, em Uganda, e, depois, foram encaminhados para Nairóbi, no Quênia, onde receberam cuidados médicos. Uma das vítimas está em estado grave.

Houve ainda confronto em terra entre militares do país e tropas rebeldes. Na mesma região, um helicóptero da ONU foi atacado ontem (20).

A missão em Bor, capital do Estado de Jonglei, foi deflagrada após o registro de cenas de violência. Para o coronel Philip Arguer, porta-voz militar, os soldados do governo perderam o controle de Bor.

CRISE

Criado em 2011, o Sudão do Sul, país rico em petróleo, mas com uma população muito pobre, vive em permanente instabilidade desde sua independência do Sudão.

Há um conflito entre as forças que apoiam o presidente Salva Klir e rebeldes que defendem o ex-vice presidente Riek Machar.

Kiir pertence à tribo Dinka e Machar é membro do clã Lou Nuer. Ambos anunciaram sua intenção de concorrer às eleições presidenciais de 2015.

Segundo a ONU, entre 500 e 800 pessoas teriam morrido nos confrontos esta semana.

Fonte: Folha de São Paulo

Sair da versão mobile