A nova versão do helicóptero de ataque Tiger da Airbus, conhecido como Tiger HAD (Hélicoptère d’Attaque et de Destruction), foi apresentado ao público pelo exército espanhol em 4 de março último, na base aérea “Coronel Maté” em Colmenar Viejo (Madrid), Sede das Forças Aeromóveis do Exército Espanhol.
O Tiger foi exposta à mídia, que poderia vê-lo em voo, e em exposição estática, de uma das duas primeiras unidades entregues de um total de 18 adquiridos pelo Exército Espanhol. Os helicópteros Tiger irão operar Batalhão de Helicópteros de Ataque (BHELA) I, em Almagro (Ciudad Real) de acordo com o cronograma de entrega estabelecido com a empresa Airbus Helicopters.
Os dois primeiros Tigre HAD helicópteros foram entregues ao exército espanhol em dezembro passado.
Esta nova versão, também chamado de “O espanhol”, irá substituir o atualmente em uso, que é a versão francesa ou HAP (Helicopter d’Appui et de Protection), dos quais o BHELA I, tem seis unidades. Estas seis unidades foram enviadas ao Afeganistão.
O Tiger HAD oferece inúmeras vantagens e melhorias significativas, especialmente em armas e motor. Entre outras diferenças, incluem 500 quilos adicionais no peso máximo de decolagem (6.600 quilos), aumento da capacidade do motor em 14%, uma proteção balística adicional para piloto e atirador no cockpit, a instalação de um segundo rádio, a substituição de gravação analógica dados por um digital, um visor melhorado e a capacidade de montar lançadores de foguetes de 70mm.
Espanhol novos helicópteros de ataque também são incorporar o míssil ar-solo teleguiado SPIKE-ER, que tem um alcance de até 8 kilometros.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE:AirRecognition