ThyssenKrupp considera vender unidade de construção naval após perda de contrato

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A ThyssenKrupp Marine Systems está preparando a venda de suas atividades de construção naval depois que não conseguiu avançar na licitação de um novo navio de guerra alemão, segundo o jornal Handelsblatt. A falta de um contrato para a corveta multiuso MKS 180 significa que o ThyssenKrupp Marine Systems perdeu € 3,5 bilhões em receita.



O déficit não só coloca um buraco perigoso na proa dos Sistemas Marítimos, mas também o elimina de ganhar contratos subseqüentes de outros países. O Egito, por exemplo, deveria encomendar a MKS-180 da ThyssenKrupp Marine Systems, que já foi a construtora naval da Marinha Alemã. “Nenhuma Marinha no mundo pediria de uma empresa que também não forneça suas forças armadas”, disse um gerente de um estaleiro rival. “O Egito vai agora dar o contrato para a construção de fragatas para o Naval Group Francês.”

A incapacidade do CEO da ThyssenKrupp, Heinrich Hiesinger, de manter a divisão de navios da empresa à tona, provavelmente aumentará a pressão de investidores insatisfeitos com a direção da empresa. O fundo Elliott de Nova York, disse que a sede da ThyssenKrupp está inchada e criticou Hiesinger por ter feito pouco para colocar a empresa nos trilhos. “Se a seleção alemã não tivesse vencido um jogo por tanto tempo, ela ainda teria o mesmo técnico?”, Disse um gerente da Elliott em entrevista ao Handelsblatt nesta semana.

A Elliott atualmente possui menos de 3% da ThyssenKrupp, mas pode se associar com a também investidora Cevian, que detém 18%, para forçar uma mudança. Cevian está forçando para vender o fabricante de navios.

A ThyssenKrupp já está em negociações com rivais, incluindo a German Naval Yards, sobre uma parceria que pode levar a uma alienação da participação ou mesmo a uma venda definitiva, disseram fontes da empresa. Se nenhum comprador puder ser encontrado, a unidade de construção naval poderá ser fechada, levando à perda de cerca de 1.000 do total de 6.000 trabalhadores da divisão. A ThyssenKrupp Marine Systems também constrói submarinos, mas essa unidade também pode ser prejudicada pela perda da unidade de navios.

Hiesinger tentou vender o negócio de navios antes. Em 2014, ele estava em discussões com a empresa de defesa Rheinmetall, mas as negociações encalharam no alto preço.

Andrew Bulkeley é editor do Handelsblatt Global em Berlim. Os repórteres Martin Murphy e Donata Riedel do Handelsblatt contribuíram para este artigo.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Handelsblatt Global



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