Por Luiz Padilha
O Taliban após retomar o poder no Afeganistão, se apossou de equipamentos de guerra dos EUA. Segundo relatos da Reuters, é possível ver soldados do Taliban procurando por armas de fogo, além de já terem pego aviões e muitos Humvees.
Há pouco mais de um mês, o Afeganistão recebeu dos EUA novos helicópteros. Após a rápida tomada do Talibã da capital do Afeganistão e a evacuação das tropas americanas, tudo que não foi possível destruir, foi deixado para trás e agora pertence ao Taliban.
O que o governo Biden teme, é a possibilidade do Taliban abrigar o grupo terrorista Al-Qaeda, responsável pelo ataque de 11 de Setembro, o que representa uma ameaça significativa para os Estados Unidos.
Caso isso ocorra, o governo Biden não descarta o uso de ataques aéreos contra os equipamentos maiores.
Biden declarou em um programa de televisão da ABC News que não acredita que o Talibã tenha mudado desde a última vez que estiveram no poder. Perguntado se a inteligência previa que a Al-Qaeda voltaria ao Afeganistão após a retirada das tropas americanas”, ele disse: “Pode ser, mas aqui está o acordo: al-Qaeda, ISIS, eles assinaram”.
“Há uma ameaça significativamente maior para os EUA em outros lugares do mundo do que o Afeganistão. Temos a Síria, a África Oriental, e precisamos manter a capacidade “além do horizonte”, para combatê-las”.
Os veículos da imagem acima, são os JLTV fabricados pela Oshkhosh. A Marinha do Brasil dentro do programa PROADSUMUS, adquiriu 12 JLTV novos para os Fuzileiros Navais.
Ver essa quantidade de equipamentos sendo abandonada pelos EUA no Afeganistão, trás uma pergunta: Por que não foram destruídos? Por que permitir que o Taliban se apossasse deles?
O povo afegão irá sentir na pele essa irresponsabilidade.