O estaleiro alemão HDW divulgou informações sobre o projeto de um submarino de propulsão convencional chamado Type 216 Long Range.
Com base no type 214, o 216 foi projetado especialmente para atender às necessidades de países como Austrália, Índia e Canadá, na busca por submarinos de alta performance.
Com casco duplo, o 216 pode ser equipado com um sistema de propulsão a ar independente (AIP), dando o mesmo tipo de habilidade que um submarino nuclear possui, podendo ficar debaixo d’água por semanas para chegar à área de crise, como o Estreito de Malaca.
Como um SSN, o 216 teria capacidade para lançar mísseis de cruzeiro e forças especiais, através de veículo subaquático e veículos submarinos não tripulados.
O 216 foi projetado para ser extremamente silencioso devido ao seu sistema de propulsão, usando um revestimento absorvendo o som no casco.
Ele terá 6 tubos de torpedos de 533 mm (para implantar torpedos, mísseis anti-navio ou minas) sistema de lançamento vertical (2,5 m de diâmetro para implantar mísseis de cruzeiro ou UUV), o novo sistema de Swimmer Delivery Vehicle (BPS) para implantar as forças especiais.
Dados técnicos:
– 33 tripulantes (alojamento extra para Forças Especiais)
– Faixa: 10.400 Nm @ 10 nós
– Autonomia: 80 dias
– 4.000 toneladas de deslocamento
– Motores diesel elétrica com AIP
– Estaleiro: HDW – TKMS Howaldtswerke-Deutsche Werft GmbH
– Dimensões
– Comprimento: 89 m
– Largura: 8.1 m
– Calado Máximo: 6,6 m
FONTE: elSnorkel.com