A série de exercícios navais conjuntos dos EUA e a França terminou de uma forma inesperada para a marinha norte-americana.
O cenário dos exercícios navais terminou com o submarino francês afundando o porta-aviões dos EUA e a maioria dos seus navios de escolta.
Os exercícios duraram 10 dias desde meio-fevereiro na costa do estado da Flórida. O submarino nuclear francês Saphir se juntou com o Grupo 12 de exercícios com porta-helicóptero dos EUA, que também incluiu o super-porta-aviões USS Theodore Roosevelt (CVN 71), apelidado de “Big Stick”, vários cruzadores da classe Ticonderoga ou destroyes da classe Arleigh Burke e um submarino nuclear da classe Los Angeles.
Os exercícios tinham o alvo de testar o porta-aviões recém atualizado, uma modernização que custou US$ 2,6 bilhões.
No entanto, durante a segunda fase dos exercícios o submarino francês se encontrava no lado “inimigo”, e recebeu a missão de atacar o USS Theodore Roosevelt. E assim o fez, se esgueirando silenciosa e profundamente através da defesa do Grupo 12, sem ser detectado pelas unidades antissubmarino norte-americanas, e, no último dia dos exercícios, “afundou” o Roosevelt e a maioria dos seus navios de escolta.
FONTE: SputnikNews