SR-72 – O próximo avião espião da USAF

SR-72

Nascido no caldeirão da espionagem durante a Guerra Fria, o icônico SR-71 “Blackbird” continua a ser o mais rápido avião militar que o mundo conheceu. Ele voou tão alto e tão rápido que as defesas inimigas eram impotentes para interceptá-lo. Entretanto, a tecnologia de satélite e radares avançados, aos poucos lhe tirou esta vantagem.

Em 1998, a Força Aérea EUA o aposentou. Agora, com as ameaças regionais crescendo e mísseis portáteis terra-ar em evolução, os engenheiros começaram a construir o futuro jato militar mais rápido do planeta.

Desta vez, ele vai assumir a forma de um drone e voar a 4.000 milhas/h, fazer reconhecimento com capacidade de ataque. Conhecido como o SR-72, o avião vai tirar fotos de espionagem, e atacar alvos em velocidades de até Mach 6. Isso é, duas vezes mais rápido que seu antecessor.

Engenheiros aeronáuticos na Lockheed Martin e da Aerojet Rocketdyne, estão projetando o SR-72 em seu Skunk Works na Califórnia durante os últimos anos. Isso irá requerer um sistema híbrido de propulsão: um, turbo jato convencional, que pode leva-lo até Mach 3, e um ramjet hypersonic/scramjet que irá empurrá-lo até sua velocidade máxima. Seu corpo terá que suportar o calor extremo do vôo hipersônico, pois o atrito do ar poderia derreter o aço. Suas bombas terão de atingir alvos a partir de aproximadamente 80 mil pés. A Lockheed diz que talvez a aeronave esteja pronta em 2030. Uma vez que o plano é para cobrir uma milha por segundo, significa que a aeronave poderia chegar a qualquer lugar e em qualquer continente em uma hora, não que você vá vê-lo chegando.

“Estamos agora à beira de uma revolução hipersônico.” disse Brad Leland, gerente do Hypersonic Program da Lockheed Martin

Como os Ramjets funcionam

Ramjets abandonam os grandes compressores rotativos necessários nos turbojatos optando por seu próprio movimento para a frente para comprimir o ar. Em primeiro lugar, o ar é retirado em uma entrada e comprimido, uma vez que afunila para um difusor. O difusor também retarda o ar a velocidades subsônicas para a combustão mais fácil. A partir daí, o ar e o combustível são alimentados para dentro de uma câmara de combustão e inflamado. Finalmente, um bocal de escapamento acelera a explosão resultante e a expansão de ar quente produz um impulso enorme.

Propulsão

Turbo jatos podem levar um avião a velocidade de Mach 3; velocidades maiores requerem um Ramjet, que comprime o ar em alta velocidade para a combustão, mas que normalmente começa a operar por volta de Mach 4. Para preencher a lacuna, os engenheiros estão desenvolvendo um motor híbrido que pode operar em três modos. O avião vai acelerar para cerca de Mach 3 com o Turbo jato, mudando para Ramjet que irá levá-lo para cerca de Mach 5, e em seguida, mudar novamente para o modo de Scramjet, que usa o ar para a combustão supersônica.

Skin

Atrito aerodinâmico a velocidades superiores a Mach 5 vai aquecer exterior da aeronave a 2.000 graus. Nesse ponto, fuselagens de aço convencionais derretem. Assim, os engenheiros estão olhando para compostos como carbono, cerâmica, e misturas de metal de alta performance utilizados para os narizes de mísseis balísticos intercontinentais e ônibus espaciais. Todas as articulações e costuras devem ser seladas: Qualquer vazamento de ar a uma velocidade hipersônica, e o calor faria com que a aeronave entrasse em colapso. (Isso foi o que ocorreu com o ônibus espacial Columbia).

Airframe

Como é o stress sobre a estrutura de uma aeronave que viaja através de velocidades subsônicas, supersônicos e hipersônicos. Por exemplo, quando uma aeronave acelera através de um voo subsônico, o centro de elevação se move para a parte traseira da aeronave. Mas, uma vez que a nave atinge velocidade hipersônica, o arrasto aerodinâmico do avião, fazem com que o centro de elevação avance novamente. Se o centro de elevação ficar muito perto do centro de gravidade, pode causar uma instabilidade perigosa. A forma da estrutura deve tolerar essas mudanças.

Payload

A Lockheed descreve o SR-72 como uma aeronave de inteligência, vigilância, reconhecimento e uma plataforma de ataque, mas sua carga exata é segredo. Muito provavelmente, ele ainda não foi inventado. Tirar fotos de espionagem ou deixar cair bombas em Mach 6 exigirá uma engenharia extraordinária. Ele vai exigir centenas de milhas para fazer uma curva. Ele vai precisar de orientação de computadores poderosos para alinhar metas, 80 mil pés abaixo. Além disso, você não pode simplesmente abrir um compartimento de bombas a 4.000 milhas por hora. O SR-72 vai precisar de novos sensores e armas para operar a velocidades tão altas.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE:Inside America’s

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