O navio SPS Cantabria da armada espanhola, chegou na Austrália no Porto de Phillip Bay – Melbourne, 41 dias após a partida do Porto de La Graña Naval no dia 3 de janeiro deste ano. O Cantabria navegou mais de 11.000 milhas náuticas (cerca de 20.000 km), transitando pelo Canal de Suez e visitando portos como Souda Bay, Creta e Diego Garcia.
A chegada marca o início de seu Deployment na Austrália, que será de fevereiro à novembro de 2013. Este Deployment é resultado do excelente relacionamento entre a Armada Espanhola e da Royal Australian Navy (RAN).
O Cantabria é um navio de reabastecimento moderno, semelhante ao HMAS Success, que é capaz de fornecer combustível, alimentação e munições aos navios durante operações navais. Durante o Deployment, o Cantabria irá participar na formação mutuamente benéfica, em exercícios com navios de guerra australianos e helicópteros. O Deployment culminará com a participação do Cantabria na Australian International Fleet Review, em outubro de 2013.
O Cantabria foi construído em 2007 e comissionado na Armada Espanhola em 2009. O Deplyment permitirá que a Armada Espanhola observe de uma forma completa suas capacidades, incluindo o ciclo de operação / manutenção de sistemas de navios, e os mecanismos de apoio logístico e de manutenção para o navio.
FONTE: Commonwealth of Australia
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval