O estaleiro francês DCNS apresentara durante a Euronaval 2014, evento que será realizado entre os dias 27 e 31 do corrente mês na França, o conceito do novo submarino SMX Ocean que a companhia está desenvolvendo.
A definição do submarino é baseada no casco da classe Barracuda, a próxima geração de submarinos nucleares (SSN) da Marinha da França. O submergível terá propulsão convencional (SSK) com tecnologia AIP (Air-independent propulsion).
O objetivo é desenvolver esse conceito privilegiando a autonomia e a capacidade de sustentar velocidades de cruzeiro. De acordo com as últimas notícias relativas ao projeto, o SMX Ocean, cujo peso de deslocamento será de aproximadamente 4.700 toneladas, será capaz de percorrer 14 mil milhas náuticas navegando a uma velocidade constante de 14 nós sem interrupção, tudo isso graças a um sistema AIP dotado de duas células de combustível. Em comparação com submarinos da classe Barracuda, o sistema de propulsão nuclear original será substituído por seis motores diesel e três conjuntos de baterias de íon- Lítio.
Dois pods para comando de direção instalados na parte inferior da retaguarda do casco permitirão que manobre enquanto a hélice propulsora principal estiver inativa. As superfícies estabilizadoras de popa dispostas em “X” darão mais capacidade de manobra para a embarcação.
O submarino será dotado de um amplo lançador VLS (Vertical Launch System) para seis MdCN-Missile de Croisière Naval (sistema muito parecido com o módulo desenvolvido para os SSN da classe Virginia da Marinha dos Estados Unidos). O futuro submarino também poderá empregar torpedos pesados F21, mísseis antinavio MBDA SM39 Block 2 Exocet, e uma versão do míssil MBDA Mica específica para ser lançada por submarinos com propósito específico de autodefesa.
De acordo com fontes da DCNS, o SMX Ocean poderá lançar e recuperar um novo UUV (Unmanned Underwater Vehicle – Veículo Submarino Não Tripulado) que a companhia ainda está desenvolvendo, bem como UAVs (Unmanned Aerial Vehicle) que atuarão como sensores remotos de aquisição de dados para efeito de inteligência.
FONTE: T&D