Sistema HQ-9 instalado nas Ilhas Paracel

JH-7A
Caça-bombardeiro JH-7A da PLAAF sobrevoando a Ilha Woody, parte do arquipélago das Ilhas Paracel.Divisão do sistema HQ-9 foi implantado na costa, na parte inferior direita da ilha (abaixo do nariz do avião na foto) FOTO: Jane’s

De acordo com informações reveladas pelos Estados Unidos em 14 de fevereiro de 2016, usando imagens de satélite do mesmo dia, a República Popular da China instalou uma divisão do moderno sistema de mísseis antiaéreos de médio e longo alcance HQ-9 na Ilha Woody, na parte das Ilhas Paracel disputadas no Mar do Sul da China.

Em 16 de fevereiro, a implementação do sistema HQ-9 em Woody foi confirmada por representantes não identificados do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, e em 17 de fevereiro, pelo representante oficial do Ministério da Defesa Nacional da República da China (Taiwan).

Foi informado que duas baterias foram implantadas, para um total de oito sistemas de lançadores autopropulsados do HQ-9. A China capturou as Ilhas Paracel, localizadas ao Sul do Vietnã em 1974, mas há reivindicações para a posse do arquipélago não apenas pela República Socialista do Vietnã, bem como a República da China (Taiwan). A China conta nas Ilhas Paracel, agora pela primeira vez, com uma guarnição de poder de defesa significativo, reforçando seus esquadrões de caças-bombardeiros JH-7A e J-11VN.

O secretário de estado dos EUA, John Kerry, afirmou em 17 de fevereiro que os relatórios da implantação dos sistemas antiaéreos chineses HQ-9 nas Ilhas Paracel e o fortalecimento da militarização do arquipélago é uma “preocupação séria” e que “nos próximos dias, vamos ter uma conversa muito séria sobre o assunto”, com o lado chinês. O governo dos EUA tradicionalmente se opõe ativamente ao reforço da presença militar chinesa nas ilhas em disputa no Mar da China do Sul (arquipélagos de Paracel e Spratly).

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO :Junker

FONTE: BMPD

Sair da versão mobile