Sistema de defesa antimísseis dos EUA é “ridículo”, segundo especialista americano

Destroyer USS-Ross-(DDG-71)

O Sistema de defesa de mísseis norte-americanos implantados na Europa, não representam uma ameaça para a Rússia, porque “tecnicamente, não são viáveis”, de acordo com Theodore Postol, um especialista americano em tecnologias nucleares e ex-assessor da Marinha.

“Os militares russos bem informados, devem entender que o sistema de defesa de mísseis dos EUA não é viável, é ineficaz”, disse Theodore Postol em uma entrevista.

Este especialista em tecnologias nucleares lembrou que, supostamente, Washington tem implantado um escudo antimísseis na Europa para se defender contra um ataque nuclear hipotético por parte do Irã, mas “Os EUA têm uma grande potência industrial e tem mostrado ser capaz de participar aventuras militares irracionais”.

Theodore Postol estimou que os sistemas de mísseis dos EUA implantados na Europa “tecnicamente, são ridículos”, mas, no entanto, a Rússia tem que enxerga-los como uma verdadeira ameaça, porque eles “não podem ter certeza que no futuro, os EUA não farão mudanças.”

A decisão de implantar esses sistemas de defesa antimísseis “inoperáveis” em solo europeu é porque o governo dos EUA tem obrigações domésticas junto aos representantes do legislativo e não por seus compromissos internacionais, insiste o ex-assessor da Marinha dos EUA.

“As grandes empresas [fabricantes de armas] querem manter seus contratos e têm uma forte influência no Congresso, porque com o seu dinheiro, pode influenciar os resultados das eleições”, concluiu Theodore Postol.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: RT

Sair da versão mobile