Um trabalho do artista Giulio Iacchetti em exposição no museu Trienalle Design, de Milão, mostra como diferentes países alimentam seus soldados.
As rações são porções individuais de comida para combatentes introduzidas pelo Exército americano durante a Segunda Guerra Mundial. No passado elas continham as calorias e carboidratos necessários, mas pareciam pouco apetitosas. Desde então, comidas congeladas ou desidratadas foram substituídas nas rações americanas (na foto acima) por alternativas mais palatáveis, que refletem os hábitos alimentares mais sofisticados dos soldados de hoje em dia.
O desenvolvimento destas embalagens especiais de comida levou em conta rigorosos parâmetros funcionais e de design, como “tamanho e forma mínimos, código em cores e eficiência calórica e energética”.
“A exposição ilustra os vários tipos de rações criados de forma independente por cada exército. Também mostra a assistência dada aos militares que lutam no front”, explica Giulio Iacchetti. A ração do Exército espanhol (na foto acima) inclui sopa instantânea de frango e macarrão, creme de damasco e chiclete.
A ração do Exército ucraniano (foto acima), contém biscoitos de farinha de milho, carne e peixe enlatados, geleia, chá, açúcar e doces, além de colheres de plástico, guardanapos de papel, lenços desinfetantes, caldo de carne em pó, sucos de fruta concentrados e pílulas de vitamina.
A ração do Exército dinamarquês (foto acima), contém um mix de cereal e frutas, massa com molho de carne, pão de centeio, biscoitos, patê, palitos de dente, garfo-colher biodegradável, pastas sortidas, além de bebidas, lenços umedecidos e uma escova de dente.
A comida fornecida pelo Reino Unido (foto acima), traz feijão, salsicha de frango, pasta de frango, paella, bolo de limão, barras de cereais e bebidas. Contém ainda pastilhas para purificar água, lenços de papel, fósforos e uma bolsa plástica reutilizável.
Na Tailândia, a ração do Exército Tailandês (foto acima), tem sopa de peixe, arroz de jasmim, carne apimentada com alho, pimenta em pó, molho de peixe, frutas secas e uma colher de plástico.
Cereais, pão de centeio integral, sopa de frango com macarrão, chocolate amargo com flocos de milho e guaraná são alguns dos itens encontrados na ração de 3.314,59 calorias da ração do Exército da Estônia(foto acima).
A ração diária do Exército da Nova Zelândia (foto acima), inclui frango cremoso com batatas, curry de cordeiro ao estilo thai, biscoitos de chocolate, Marmite (extrato de levedura) e esponja.
A ração individual dos soldados da Lituânia(foto acima), inclui cozido de carne com cevada, bolachas de água e sal, amêndoas, geleia, bebida de cereja com vitaminas, chocolate, caldo de frango em pó, açúcar, lenços umedecidos, fósforos, combustível em tablete, aquecedores acionáveis por água , bandeja de papel e colher de plástico.
A mostra também destaca as rações de comida dadas à astronauta italiana Samantha Cristoforetti (foto acima), que está atualmente na Estação Espacial Internacional.
A mostra “K-RATION Meals for Soldiers in Action” vai até 22 de fevereiro.
FONTE: UOL Notícias