A Coreia do Sul pediu uma “ação coletiva” contra Pyongyang, incluindo a eventual suspensão da sua filiação à ONU devido ao uso de armas químicas no assassinato do meio-irmão do líder norte-coreano Kim Jong-nam. De acordo com o ministro do Exterior sul-coreano Yun Byung-se, o crime foi ” uma chamada alarmante ” para a comunidade internacional.
“A Coreia do Norte não tem gramas, mas milhares de toneladas de armas químicas em todo o país, incluindo substância VX. O recente assassinato é uma chamada alarmante sobre a capacidade da Coreia do Norte em armas químicas e eles pretendem usar, disse o ministro à Reuters no dia 28 de fevereiro, durante a Conferência sobre o Desarmamento, em Genebra.
” O crescente aumento de armas de destruição em massa e as capacidades de mísseis norte-coreanos, incluindo armas químicas, tornaram-se uma séria ameaça à paz e à segurança internacionais,” disse Yun Byung-se.
Kim Jong-nam, irmão do líder norte-coreano Kim Jong-un , morreu em 13 de fevereiro depois que uma mulher jogou em seu rosto um lenço impregnado com um forte veneno na sala de embarque do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur. Em 24 de fevereiro, a Polícia da Malásia revelou que, de acordo com dados preliminares, ele tinha sido envenenado com o agente VX.
A substância tóxica é um líquido viscoso que é inodoro e insípido considerado uma arma química de destruição em massa pelas Nações Unidas. No caso de contato com a pele, inalação ou ingestão pode causar irritação, queimaduras, espasmos musculares, sudorese excessiva, aperto no peito, náuseas e vômitos, entre outros sintomas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT