Scorpion fora do T-X

Textron-AirLand-Scorpion

Até recentemente, a Textron Airland anunciava sua candidatura ao projeto do concurso para aviões de instrução da USAF – T-X. Ela iria consistir na construção de um sistema baseado nas aeronaves leves Scorpion. Mas o presidente, Bill Anderson, diz que a empresa não pode se dar ao luxo de preparar um projeto que atenda aos requisitos do concurso.

A competição permanece apenas entre as grandes dos EUA e estrangeiras que compõem as equipes. Até agora foi confirmado que Raytheon, Finmeccanica e CAE oferecem o T-100, baseado no M-346 Master e a Lockheed Martin em conjunto com a KAI (Korean Aerospace Industries), oferece a aeronave T-50A. Por sua vez, Saab, Boeing, Northrop Grumman, BAE Systems e L-3 oferecem aeronaves completamente novas ainda não reveladas.

Mas talvez a decisão sobre a participação do Scorpion no concurso T-X não seja final. A oferta poderá ser reincluída se forem alterados os requisitos básicos da USAF no relatório final, que hoje pedem uma aeronave de alto desempenho. Do jeito em que se encontram, há probabilidade baixa de encontrar um parceiro com quem a Textron Airland poderia desenvolver as modificações necessárias.

O Scorpion, da Textron Airland, é um aviões de ataque leve, que também pode executar missões de reconhecimento. O fabricante estima que o preço unitário será inferior a US$20 milhões, embora o custo da hora de voo seja estimada em aproximadamente US$3.000. Os americanos já o ofereceram, entre outros à Índia, que graças a compra poderia resolver os seus problemas com aeronaves desta categoria, tendo acesso à tecnologia moderna.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker

FONTE: Altair

Sair da versão mobile