SAAB oferece 16 Gripen C/D para a Força Aérea do Peru

A fabrica de aviões sueca, Saab ofereceu para a Força Aérea do Peru, 16 caças Gripen C/D, através  de leasing com preço fixo. A Saab  manteve em aberto a possibilidade de encontrar métodos alternativos de financiamento para a FAP.

O anúncio vem como uma surpresa, uma vez que a FAP está focada para a modernização da variante do caça MiG-29S/SE, chamado de SMP, num processo que até hoje continua a progredir. Em paralelo, a Força Aérea avança com a reforma dos caças Mirage 2000P/DP, no qual experimentaram melhorias específicas em aviônicos.

As possibilidades de aquisição do Gripen através de leasing em relação à decisão da Força Aérea Brasileira (FAB) (extremamente postergada no FX-2), na concorrência para a compra de 36 caças aumentam com a incerteza gerada pela conjuntura econômica atual na Europa e nos EUA. Embora seja verdade que a Saab ofereceu o Gripen NG para o Brasil, uma decisão favorecendo a empresa sueca, essa decisão seria muito favorável no cenário politico peruano.

Além disso, a SAAB e a brasileira Embraer continuam a campanha conjunta para a FAP adquirir pelo menos uma cópia do EMB-145 AEW & C de controle do espaço aéreo, a qual precisa urgentemente. É certo também que a Saab possui o Saab-340 e os excelentes Saab-2000 como plataforma eletrônica e de controle de tráfego aéreo, os representantes da empresa foram enfáticos em afirmar a preferência por uma colocação associada à Embraer com o EMB 145 AEW & C.

A Saab mantém aberta a possibilidade de que qualquer força armada da América Latina adquira seu radar Giraffe 3D, com um alcance de 180 km, capacidade de detecção de alvos a altitudes de 20.000 metros e identificador de amigo ou inimigo, integrado IFF  que se adapta a vários requisitos táticos dos exércitos sul-americanos.

FONTE: infodefensa.com

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile