O Radar AESA do Gripen NG será instalado em modo rotativo. De acordo com uma reportagem em Foxtrotalpha.jalopnik.com, o modo rotativo é muito engenhoso pois dá ao radar um campo de ± 100 graus de cobertura em torno do nariz.
Example of #Gripen #AESA with the repositioner. #military pic.twitter.com/kZ6iVq0pFS
— Gripen News (@GripenNews) 17 novembro 2015
O relatório acrescenta que a capacidade de “travar” um míssil disparado além do alcance visual e, em seguida virar 90 graus, enquanto continua a fornecer atualizações do curso para o míssil disparado mantendo a consciência situacional em seu pico, abre muitas vantagens táticas para os pilotos do Gripen NG.
Por exemplo, quando o caça inimigo está acima de você e tentando travá-lo em cenário ‘look-down-shoot down’, o reposicionador pode girar o radar para ganhar um azimute extra, e assim continuar varrendo a área 90 graus fora do nariz da aeronave, permitindo ao piloto não perder a consciência situacional, mesmo por um momento e tomar as decisões no momento certo.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: GripenBlog