A Saab realizou com sucesso o primeiro vôo com o novo sensor de IRST (Infra Red Search Track), que equipará o Gripen E, de acordo com a programação. O IRST não emitem um sinal e pode, sem revelar a própria posição da aeronave, em silêncio, detectar, rastrear e identificar todos os tipos de alvos.
“O primeiro vôo da aeronave de teste Gripen NG com IRST foi realizada com resultados muito bons. Foram detectados vários alvos, rastreando e identificando com o sistema funcionando perfeitamente como esperado. IRST é um novo sensor no Gripen, o que permite aos pilotos ver a grandes distâncias em várias direções “, disse o piloto da Saab Hans Einerth.
O objetivo do vôo de teste foi verificar funções IRST e a integração para a aeronave Gripen NG. O trabalho de integração e desenvolvimento está progredindo de acordo com o cronograma.
O IRST é um novo sensor e localizado na parte da frente da aeronave. Ele não emite um sinal e pode, sem revelar a própria posição da aeronave, em silêncio, detectar, rastrear e identificar todos os tipos de alvos e é muito útil contra alvos aéreos com baixa seção transversal de radares, como a aeronave furtiva. O sensor possui um amplo campo de visada para registrar emissões de calor de outras aeronaves, helicópteros e de objetos sobre a superfície do solo e do mar.
O Gripen E terá melhorias significativas de desempenho em comparação com as versões anteriores, incluindo um motor mais forte, maior alcance, mais armas, novo radar eletrônico e aviônicos mais avançados. Hoje, o Gripen é a espinha dorsal da defesa aérea de cinco nações “: Suécia, África do Sul, República Checa, Hungria e Tailândia. Além disso, a Escola Empire Test (ETPS) do Reino Unido usa o Gripen em seu programa de treinamento para pilotos de testes futuros.
FONTE: Saab
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval