A Saab assinou um contrato com a Administração Sueca de Materiais de Defesa (FMV) para a modificação e atualização das corvetas da classe Gävle da Marinha sueca.
O valor do contrato equivale a BSEK 1.249 e o trabalho será realizado durante o período 2017-2020. Pelo contrato a Saab deve realizar uma extensão de vida de duas corvetas, HMS Gävle e HMS Sundsvall, ambas da classe Gävle. O contrato também inclui uma inspeção geral depois que os navios estiverem em serviço por 72 meses. Além disso, pelo contrato os navios serão modernizados com um sistema de combate novo e avançado.
“Temos uma longa experiência na construção e manutenção de corvetas em aço, alumínio e em compósitos. Os navios têm boas capacidades operacionais, alta disponibilidade, longa vida útil e baixos custos operacionais. Com um sistema de combate novo e avançado, os navios serão modernizados para atender às demandas do cliente”, diz Gunnar Wieslander, vice-presidente sênior e chefe de área de negócios da Saab Kockums. O trabalho será realizado na Saab Kockums em Karlskrona e em Järfälla nas duas Áreas de Negócio e Vigilância.
As corvetas são desenvolvidas e otimizados para operar nas águas que cercam a Suécia. As missões operacionais das corvetas incluem principalmente combate superfície, guerra anti-submarina e defesa aérea. O estaleiro em Karlskrona entregou quatro corvetas da classe Gotemburgo entre 1990 e 1993. No final da década de 1990, dois deles foram atualizados, HMS Gävle e HMS Sundsvall, dando origem à classe Gävle.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: SAAB