Ferramentas já utilizadas, com sucesso, em aeroportos como Nova York, Paris e Hong Kong, oferecem importantes alternativas para a modernização da gestão aeroportuária, com enorme impacto na percepção dos passageiros quanto ao serviço de transporte aéreo no Brasil.
Amanhã (24) e quarta-feira (25), a Saab, empresa de tecnologia para os segmentos de defesa e segurança com sede na Suécia, participa da Airport Infra Expo 2015 – Gestão de Aeroportos, em Brasília (DF). Além de apresentar soluções para aumento da eficiência na gestão de aeroportos, o diretor de Air Traffic Management da Saab na América Latina, Sergio Martins, discursará no workshop “Estratégias de Desenvolvimento dos Serviços de Tráfego Aéreo num Cenário de Demanda Crescente”.
Reconhecida mundialmente e implantada nos aeroportos de Nova York, Washington, Atlanta, Detroit, Paris, Hong Kong, Sidney, Phoenix, entre outros, a plataforma Aerobahn permite que aeroportos, companhias aéreas e prestadores de serviços gerenciem as operações aeroportuárias de forma mais eficiente e com melhor custo-benefício. “A partir da integração entre dados operacionais e de serviço de vigilância, a plataforma Aerobahn possibilita o gerenciamento otimizado de todas as atividades das aeronaves, entre os eventos de pouso e decolagem, incluindo, entre outras funcionalidades, identificação de conflitos de portão, definição de trajetórias de taxi e construção de sequência ótima de decolagem”, explica Sergio Martins.
Serão também apresentados sistemas de vigilância de superfície, como o radar de superfície SR-3; o Sistema de Multilateração MDS; e a plataforma A-SMGCS (Advanced Surface Movement Guiding and Control System) A3000, que tem por finalidade permitir aos controladores estabelecer um fluxo integrado, rápido e seguro das aeronaves em solo.
Torre remota permite o controle do tráfego aéreo em vários aeroportos, simultaneamente, a partir de um mesmo local.
A Torre Remota, que possibilita o fornecimento remoto do serviço de controle do tráfego aéreo a um ou mais aeroportos, simultaneamente, também fará parte da exposição da Saab. Por meio de câmeras de alta definição, sensores meteorológicos, microfones e outros dispositivos, os controladores operam o aeroporto de maneira semelhante ao que fariam em uma torre tradicional.
A ferramenta já está implantada no Centro de Controle na cidade de Sundsvall, na Suécia, desde 2014, de onde se presta serviço de controle nos aeroportos de Sundsvall, Örnsköldsvik e Linköping. Trata-se da primeira implantação operacional de Torre Remota do mundo.
As soluções da Saab, que podem ser adotadas em aeroportos de diferentes características, volumes de tráfego e níveis de sofisticação, oferecem alternativas com potencial para melhorar sensivelmente a percepção dos passageiros que utilizam o transporte aéreo no Brasil. Segundo pesquisa da SkyTrax, de 2014, sobre a satisfação dos passageiros em 39 categorias, incluindo segurança, atendimento e eficiência, em 410 aeroportos ao redor do mundo, a avaliação do Brasil ainda é baixa. O aeroporto do país melhor posicionado é apenas o quarto melhor da América Latina e não figura entre os 100 melhores do mundo.
Airport Infra Expo – Seminário Gestão de Aeroportos
Data: 24 e 25 de março de 2015
Horário: 9h às 18h
Local: Centro de Eventos Brasil 21 (SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A), Brasília (DF)
Programação do evento: www.airportinfraexpo.com.br/programacao
Sobre a SAAB:
Há mais de 75 anos no mercado mundial de defesa, a Saab investe para fortalecer sua presença no Brasil, um dos mercados mais importantes e estratégicos para a companhia. A empresa desenvolve soluções em diferentes áreas para as Forças Armadas Brasileiras, como radar e sistema de armas, treinamento e simulação. Além disso, a Saab tem feito parcerias com a indústria nacional e com o governo para ajudar o Brasil a enfrentar suas necessidades, fato que a torna mais competitiva internacionalmente.
Com cerca de 13.200 funcionários no mundo todo, a Saab apresenta vendas de cerca de R$ 8 bilhões por ano, dos quais aproximadamente 25% são investidos em pesquisa e desenvolvimento.
FONTE:MSL Group