A Rússia vai entregar ao Egito um sistema de defesa aérea “Antey-2500” até o final do próximo ano. O valor do contrato superior a US $ 1 bilhão, disse uma fonte a Tass, sobre a cooperação técnico-militar da Rússia com outros países.
“De acordo com o contrato, o Egito receberá sistemas “Antey-2500 ” incluindo o posto de comando. O valor do contrato é superior a US $ 1 bilhão. Este custo inclui treinamento de soldados egípcios para a operação dos sistemas, que terá início este ano em um dos centros de formação tropas de terra “, disse um porta-voz. A execução do contrato será concluído em 2016.
A fonte acrescentou que o primeiro sistema “Antey-2500” está pronto para envio. A entrega de equipamentos de apoio para o Egito começou no ano passado.
A “Rosoboronexport” não se pronunciou sobre esta informação. “A empresa não comenta sobre essa informação”, disse à TASS por telefone, o porta-voz Vyacheslav Davydenko.
O Sistema “Antey-2500” é uma profunda modernização do C-300. Ele é projetado para destruir aeronaves, mísseis, incluindo balísticos e de cruzeiro, bem como outros alvos aéreos a distâncias de até 250 km e uma altura de até 25 km. O primeiro comprador deste sistema foi a Venezuela. No ano passado, foi anunciado a entrega do sistema ao Egito, mas não confirmaram o recebimento. Além disso, sabe-se que a Rússia ofereceu o “Antey-2500” ao Irã, cuja entrega não ocorreu devido às sanções da ONU.
FONTE:AEX