O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta terça-feira (8) em um comunicado que a presença militar turca em território iraquiano é inaceitável.
“Uma fonte adicional e muito grave de tensão é a presença ilegal das forças turcas no território do Iraque, perto da cidade de Mosul, que chegou lá sem a solicitação ou aprovação do governo iraquiano legítimo. Nós consideramos essa presença inaceitável”, destacou o ministério.
Na sexta-feira (4), militares turcos começaram a chegar à região de Bashiqa, norte do Iraque, localizado perto de Mosul, atualmente controlada pelo Daesh (também conhecido como Estado Islâmico, grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países). Ancara, que enviou aproximadamente 1.000 homens, disse ser um ato de rotina para treinar os iraquianos para retomar a cidade.
O chefe da comissão parlamentar de segurança e defesa do Iraque, Hakim al-Zamili, em entrevista à Al-Araby Al-Jadeed, disse no domingo (6) que Bagdá pode recorrer à ajuda de Moscou depois que a Turquia alegadamente violou a soberania do Iraque.
O premiê iraquiano, Haider Abadi, deu à Turquia, na segunda-feira (7), 24 horas para retirar suas tropas do Iraque para evitar que o assunto fosse analisado pelo Conselho de Segurança da ONU. Ancara se recusou a fazê-lo.
As Forças de Mobilização Popular do Iraque, por sua vez, se comprometeram a tomar as medidas adequadas contra as forças turcas se Ancara não retirar suas tropas do país dentro do prazo estabelecido pelo governo iraquiano.
FONTE: Sputniknews