A Marinha russa manifestou declaradamente interesse em ressuscitar o helicóptero anti-submarino Mi-14 com capacidade nuclear, outrora temido. Na década de 1990, Washington insistiu em seu descomissionamento, juntamente com bombardeiros estratégicos e mísseis balísticos. O Mil Mi-14 (nome OTAN: Haze) é um helicóptero anti-submarino Soviética que é derivado do antigo Mi-8.
Business Online noticiou a partir da República Russa de Tatarstan, onde o Mi-14 foi produzido, afirmando que a Kazan Helicopter Works (KVZ) está se preparando para retornar a produção do Mi-14 para a Marinha russa. A KVZ não comentou sobre a notícia, mas uma fonte dentro da empresa disse que a questão do re-comissionamento foi levantada.
O Mil Mi-14 é um helicóptero anfíbio baseado em terra, armado (opcionalmente) com um torpedo e bombas de profundidades (doze 64 kg ou 8 de 120 kg). Este assassino de submarinos também tinha uma munição muito especial em seu arsenal: 1 bomba anti-submarino nuclear de 1.600 kg com 1 Kiloton, capaz de atingir qualquer alvo debaixo d’água dentro de um raio de 800 metros.
O helicóptero não só tinha uma capacidade única de pousar na água, mas era um helicóptero de longo alcance capaz de operar com qualquer tempo até 300 quilômetros da costa, podendo ficar no ar durante 5 horas e cobrir uma distância total de 1,100 km.
Seus sonares, magnetômetros, sonobóias e outros equipamentos especiais de rastreamento submarino eram altamente avançados e eficazes, detectando todos os tipos de submarinos. Uma vez descoberto, um submarino estava condenado e não poderia escapar.
Os americanos receberam um aviso especial do Mil Mi 14 após um incidente no final de 1980, quando um submarino estrangeiro não identificado, presumivelmente da Marinha dos EUA, foi detectado em águas territoriais soviéticas. O intruso foi “autorizado” a deixar a área ileso só porque o comando para eliminar o infrator nunca veio, reportou Business Online.
O Mi-14 era tão bom em caçar submarinos que, em 1996, sob tremenda pressão de Washington, todos os helicópteros russos Mi-14 versão anti-submarino, foram descomissionados.
Com a Marinha russa passando por enorme re-equipamento, o Mi-14 seria o vetor ideal para o Mar Negro e para as frotas do Norte.
O helicóptero também pode ser utilizado para transporte de pessoal para as plataformas de petróleo e para as operações de salvamento no mar. A demanda inicial para a aeronave é declaradamente estimada em 100 helicópteros.
Especialistas acreditam que, a re-comissionamento do helicóptero anfíbio poderia ser feito dentro de dois anos em várias etapas. A primeira fase implica na restauração de 10 Mi-14 desativados , em seguida, eles serão submetidos a modernização profunda, e a terceira etapa será essencialmente o retorno à linha de produção, que pode supostamente levar até cinco anos.
A nova versão do Mi-14 é susceptível de obter novos motores, aviônicos avançados e eletrônicos modernos. Espera-se que a versão moderna do Mi-14 tenha uma melhor estabilidade flutuante do que os anteriores.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Navyrecognition