Rússia pretende encomendar mais 2 navios da classe Mistral a França

Vladivostok

O Ministério da Defesa russo planeja encomendar mais dois navios porta-helicópteros Mistral à França.

“A Rússia pediu dois tipos de veículos para os testes : STM high speed boats  e catamarãs L- CAT. A Marinha russa pretende comprar os dois tipos “, disse à ITAR TASS, uma fonte na indústria de defesa francesa na quarta-feira 13 de novembro. O funcionário disse que um navio Mistral pode acomodar quatro STM ou dois L- CAT (E- DARs na classificação francesa) ou um L- CAT e dois STM .

“Há uma possibilidade de que a Rússia venha a optar pela última opção”, disse ele. Dois navios da classe Mistral já estão em construção em Saint- Nazaire, na França e São Petersburgo, Rússia.

A possível compra pela Rússia de mais dois navios da França será considerada com base nos resultados do desempenho dos dois primeiros. O navio de guerra chamado Vladivostok  será incorporado a Marinha russa, no Outono de 2014. O contrato de 1,1 bilhão de euros para a construção de dois navios desta classe, foi assinado pela Rosoboronexport e a DCNS francesa em junho de 2011. O segundo navio se chamará Sevastopol.

O estaleiro STX France está construindo dois desses navios para o Marinha russa em um subcontrato obtido a partir do principal contrato, no âmbito do projeto atribuído à DCNS . O estaleiro é responsável pela construção de 90 por cento de cada um dos navios e em seguida, eles seguem flutuando para Toulon, para a conclusão.

Empresas russas também estão envolvidos no projeto. O Estaleiro Báltico estabeleceu a quilha de um dos dois Mistral.

O Estaleiro Báltico, que é uma parte da United Shipbuilding Corporation, bateu a quilha do navio Vladivostok em estrita conformidade com o cronograma aprovado. A cerimônia semelhante para o segundo navio chamado Sevastopol ocorreu em maio de 2013.

O Porta-helicópteros/Desembarque anfíbio Vladivostok, vai realizar quatro tarefas ao mesmo tempo: receber helicópteros , tropas terrestres , agir como um posto de comando e um hospital flutuante. Cada navio vai levar um grupo de 16 helicópteros. Seis deles podem operar no convoo ao mesmo tempo. A plataforma de carga pode acomodar mais de 40 tanques e 70 veículos.

A Rússia está comprando o navio com equipamentos franceses, incluindo dispositivos de navegação de combate, mas irá armá -lo com seu próprio armamento. Os navios irá operar  helicópteros de ataque Ka- 32 Alligator.

A França vai transferir um número de tecnologias sensíveis para a Rússia, como o sistema de informação de combate tático SENIT -9, instalados nos porta-helicópteros. No futuro, estas tecnologias serão utilizadas na construção de dois outros navios classe Mistral na Rússia, disse o CEO da Rosoboronexport, Anatoly Isaikin. O primeiro navio Mistral será entregue à Rússia em 2014.

FONTE: ITAR TASS

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile