A fábrica aeronáutica Progress na região de Primorie (Extremo Oriente da Rússia) pretende em 2017 iniciar a exportação de helicópteros de combate Ka-52, segundo o site da administração da região.
O Kamov Ka-52 Alligator é uma modificação do helicóptero de ataque Ka-50. Foi projetado para detetar e localizar alvos em movimento e estáticos em terra e destruir arsenais inimigos, helicópteros e aviões voando baixo em quaisquer condições meteorológicas. O Alligator, como foi batizado, possui um sistema de rotor coaxial que permite alta manobrabilidade. A máquina é capaz de voar para trás a uma velocidade de 130 km/h e lateralmente a uma velocidade de 100 km/h, bem como executar acrobacias.
“A fábrica produz helicópteros Ka-52 para o Ministério da Defesa da Rússia desde 2010 e em 2015 foi iniciada a preparação para a exportação. Foi assinado um contrato a este respeito com a empresa Rosoboronexport [empresa estatal russa responsável pelas compras e vendas internacionais de material bélico] em outubro 2015, as primeiras aeronaves irão ser fornecidas a um cliente estrangeiro (Egito) já em 2017”, escreve a administração da região, alegando informação fornecida pela fábrica de construção aérea.
O volume de helicópteros produzidos na fábrica até 2017-2018 deverá triplicar, comparado com o volume atual.
Segundo a informação colocada no site, a encomenda da estatal nacional, prevê a produção de helicópteros de combate Ka-52 até 2020, proporcionando o desenvolvimento da empresa a longo prazo e garantindo-lhe estabilidade. Segundo a holding Vertolyoty Rossii (Helicópteros da Rússia), com base nos contratos assinados e planejados, a fábrica tem encomendas até 2022.
Devido ao início da exportação, a reconstrução da fábrica recebeu um novo impulso. Assim, além das oficinas pretende-se reconstruir a estação de testes aéreos e o aeródromo.
FONTE:Sputniknews