Rússia diz que Romênia é “uma clara ameaça” e um posto avançado da Otan

MOSCOU (Reuters) – A Rússia vê a Romênia como um posto avançado da Otan e uma ameaça por conta da presença de um escudo antimísseis dos Estados Unidos, disse uma autoridade do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, de acordo com a agência de notícias Interfax nesta quinta-feira.

O Exército dos EUA, que diz que o escudo é necessário para se proteger do Irã e não tem relação com a Rússia, acionou a parte romena de 800 milhões de dólares do escudo em maio do ano passado. Outra parte do escudo será construída na Polônia.

“A posição da Romênia e a posição de sua liderança, que transformou o país em um posto avançado, é uma clara ameaça à nós”, disse Alexander Botsan-Kharchenko, autoridade sênior do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em entrevista à Interfax.

Romanian soldiers from the 26thInfantry Battalion ‘Red Scorpions’ participate in the transfer of authority ceremony with the 341st Inf. Bn. ‘White Sharks’ at Contingency Operating Base Adder Mar. 3. (U.S. Army photo by Maj. Chad Carroll)

“Todas estas decisões… estão na primeira instância com objetivos contra a Rússia”, disse, acusando autoridades romenas de revelarem uma retórica anti-Rússia.

Comentários de Moscou acontecem à medida que a Otan envia milhares de soldados e armas pesadas à Polônia, os Estados bálticos e o sudeste da Europa, no maior aumento desde a Guerra Fria.

(Reportagem de Andrew Osborn)

 

Sair da versão mobile