Moscou finalmente desistiu do ficar com os porta-helicópteros franceses da classe Mistral. Rússia e França agora estão discutindo somente o valor que Paris deve reembolsar o governo russo pelo não cumprimento do contrato.
O vice- presidente do Complexo Industrial Militar russo, Oleg Buchkaryov, afirmou nesta terça-feira (26) que a conversa mudou, passando a ser, “dê o nosso dinheiro de volta… Estamos discutindo apenas uma coisa: a soma exata que a França deve à Rússia”.
Moscou e Paris assinaram um acordo de US$ 1,3 bilhões para dois porta-helicópteros da classe Mistral em 2011. A entrega do primeiro navio a Rússia estava prevista para novembro de 2014, mas nunca aconteceu. O presidente francês, François Hollande, colocou a entrega em espera devido a alegada interferência russa na crise ucraniana. O Kremlin negou veementemente as acusações e exortou Paris a cumprir as suas obrigações contratuais.
Nesta terça-feira, Oleg Bochkaryov disse aos jornalistas que a Rússia tenciona construir seus próprios porta-helicópteros para substituir os não entregues pela França. “Nós temos esses tipos de navios planejados… mas vamos construir na Rússia.
FONTE: Sputniknews