Por Jeremy Bender
O Centro de Pesquisa de Krylov da Rússia, está desenvolvendo o projeto para mais recente porta-aviões da Rússia, de acordo com a imprensa russa.
O porta-aviões está ainda em uma fase muito rudimentar de seu desenvolvimento, ou seja, na fase de testes conceituais no laboratório de Krylov.
Mas, se os testes forem bem sucedidos e o design do porta aviões for considerado plausível, o centro de pesquisa vai acompanhar através de um Mock-up de metal na escala 1: 1 do porta aviões.
De acordo com a TV Vezda, da Rússia, o porta aviões seria capaz de operar 100 aeronaves a bordo. O corpo do navio está sendo projetado para minimizar o arrasto em 20% em comparação com os porta aviões russos anteriores. Se for construído, o navio seria o primeiro PA da Rússia desde o Admiral Kuznetsov, que foi lançado em 1985. O Kuznetsov é o único PA em funcionamento na marinha da Rússia.
A TV Vezda também afirmou que o navio terá catapultas para lançar aeronaves durante as tempestades. No entanto, esta alegação é contrariada pelo fato de que os modelos do futuro PA apresentam um design com ski-jump na prôa como nos modelos soviéticos mais antigos, que não têm catapultas.
O porta aviões russo, se construída, seria um pouco maior do que o atual porta-aviões da classe Nimitz dos EUA, o que pode operar até 90 aeronaves.
No entanto, qualquer indicação de planos russos devem ser tomados com ceticismo. O PA ainda está em uma fase conceitual e apenas uma maquete em escala foi construída até agora. Quaisquer planos para a construção de um PA na Rússia poderia ser seriamente comprometido, pois Moscou está para entrar em recessão devido às sanções econômicas atuais e a queda no valor do rublo russo. O dinheiro para este ambicioso projeto militar, pode não aparecer, especialmente com tantas outras necessidades.
O fato é, que é necessário modernizar a marinha russa, que vem se deteriorando rapidamente. A grande maioria dos navios da marinha da Rússia, é um resquício da frota soviética do passado. Estes navios são mais velhos do que Moscou gostaria e sofrem de falhas mecânicas frequentes.
Dos 270 navios da marinha da Rússia, apenas cerca de 125 embarcações são funcionais. Desses, apenas 45 dos 125 navios e submarinos são funcionais e destacáveis, de acordo com o “War is boring”.
A Rússia era para ter recebido dois navios de assalto da classe Mistral franceses em 2014 como parte de sua modernização da frota, mas o negócio foi colocado em espera por causa da crise na Ucrânia.
Em outubro 2014, o China’s Xinhua informou que a Rússia iria tentar adquirir um porta-aviões avançada por volta de 2030. O navio seria capaz de operar em diversos ambientes e poderia operar aeronaves tripuladas e não tripuladas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE:Business Insider