Baseado em Gibraltar, o barco de patrulha rápida da Royal Navy, HMS Scimitar (P 284) foi forçado a responder a uma incursão de um navio de guerra espanhol em águas de Gibraltar, pela segunda vez em um mês.
O Ministério da Defesa do Reino Unido confirmou que a corveta Infanta Cristina (P 77) foi escoltada para fora das águas de Gibraltar na quinta-feira de manhã.
O governo do território britânico ultramarino de Gibraltar postou uma foto do navio espanhol em águas territoriais em sua conta oficial no Twitter. O governo também postou um vídeo de uma incursão anterior, que teve lugar em 4 de abril.
Este é o último de uma fila de impasses entre Espanha e Grã-Bretanha nas águas de Gibraltar como navios espanhóis foram vistos em águas britânicas em várias ocasiões no passado.
Gibraltar é um território britânico ultramarino que compartilha sua fronteira norte com a província de Cádiz, em Andaluzia, Espanha.
Uma força anglo-holandesa capturou Gibraltar da Espanha em 1704 durante a Guerra da Sucessão Espanhola, e o território foi posteriormente cedido à Grã-Bretanha sob o Tratado de Utrecht em 1713.
Este território manteve-se um ponto de discórdia entre os dois países, e a Espanha nunca abandonou suas reivindicações ao território.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: NavalToday