Royal Marines tentam impedir que HMS ‘Ocean’ seja vendido ao Brasil

Por MARK NICOL

Os Royal Marines lançaram uma última tentativa para salvar HMS Ocean de ser vendido para uma marinha estrangeira no próximo ano, deixando a Grã-Bretanha incapaz de montar operações de guerra anfíbia.

Os comandos estão lutando uma batalha interna dentro da Royal Navy para salvar o porta-helicópteros do Reino Unido, que poderá em breve fazer parte da frota brasileira.

Eles querem que a Marinha mantenha o HMS Ocean – o tema de um recente documentário de TV – porque o navio é projetado para suportar operações de desembarque anfíbio.

Ele participou do início da Guerra do Iraque em 2003, realizou exercícios com a Marinha do Brasil em 2010 e serviu na Líbia em 2011.

A venda do navio de 28.000 toneladas significaria que os Royal Marines não poderiam realizar grandes assaltos anfíbios até 2023, quando o novo porta-aviões HMS Prince of Wales entrará em serviço.

Ontem à noite, a tentativa de salvar HMS Ocean foi apoiada pelo First Sea Lord Admiral Lord West, que disse: “Vender o navio é um grande erro e os Royal Marines estão muito conscientes disso.”

O navio recebeu para testes o Tilt Rotor Boeing V-22 Osprey em seu convoo.

O Ministério da Defesa disse: “Uma série de opções estão sendo consideradas para o futuro do Ocean. Ainda é muito cedo para se discutir quais opções podem ser seguidas.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE:Daily Mail

Sair da versão mobile