Romênia relata possível violação do espaço aéreo durante ataque russo à Ucrânia

Uma captura de tela de um vídeo lançado em 24 de setembro de 2023 mostra um helicóptero Ka-52 da Força Aérea Russa disparando foguetes contra um alvo em um local desconhecido na Ucrânia. Ministério da Defesa da Rússia

Por Ellen Francis, Serhiy Morgunov e  Justine McDaniel 

A Romênia, membro da NATO, relatou uma possível violação do seu espaço aéreo durante um ataque russo durante a noite na vizinha Ucrânia, dizendo que não encontrou destroços em território romeno, mas que continuaria a busca no sábado.

O sistema de radar do Exército romeno detectou “uma possível violação não autorizada” do espaço aéreo do país depois de registrar “grupos de drones em direção ao território ucraniano” perto da fronteira, enquanto a Rússia conduzia “uma nova série de ataques a alguns alvos na Ucrânia”, disse o Ministério da Defesa da Romênia.

Os ataques russos às infra-estruturas ucranianas nas margens do rio Danúbio, que corre ao longo da fronteira com a Romênia, renovaram as preocupações sobre uma potencial escalada do conflito nas últimas semanas. A Romênia disse ter encontrado fragmentos de drones no seu território este mês, embora não tenha sugerido que se tratasse de um ataque intencional. Ainda assim, as repercussões para os países vizinhos da Ucrânia causaram nervosismo na NATO/OTAN para a qual uma cláusula de defesa mútua significa que um ataque a um membro pode ser considerado um ataque a todos.

Aqui estão as últimas novidades sobre a guerra:

Loveday Morris e Amar Nadhir contribuíram para este artigo.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Star and Stripes

Sair da versão mobile