ROK Navy seleciona o AW159 Wildcat como novo helicóptero naval

aw159-Wildcat

SEUL – A Marinha sul-coreana escolheu o anglo-italiano AW159 Wildcat como seu helicóptero naval multi-missão, informou a Defense Acquisition Program Administration (DAPA), nesta terça-feira. 

O helicóptero fabricado pela multinacional AgustaWestland, venceu a licitação pela sua capacidade de realizar uma ampla gama missões ( ASW e ASuW), segundo a DAPA. 

A aeronave também é configurada para realizar outras missões como busca e salvamento. Os helicópteros AW159  possuem 15,22 metros de comprimento, 4,04 metros de altura e atinge uma velocidade máxima de 259 Km/H, podendo inclusive transportar um sonar de imersão, torpedos, mísseis anti-navio além de armados com metralhadoras para auto defesa.

A DAPA informou que vai adquirir oito aeronaves no valor de 600 bilhões de won (aproximadamente US$ 567 milhões), que podem aumentar muito a capacidade de combate da Marinha, lidando com futuras ameaças à segurança do país.

O Wildcat é uma versão melhorada do helicóptero Westland Super Lynx, já em serviço na ROK Navy. A compra será realizada entre 2015 e 2016, sendo o Wildcat embarcado em navios de combate como os Destroyers da classe Yi Sun-shin Chungmugong e na modernas Fragatas da classe Incheon, que estão programados para substituir gradualmente os navios de guerra modelos mais antigos nos próximos anos.

A Coreia do Sul começou a testar os helicópteros concorrentes para a licitação em junho passado. Custo, nível de tecnologia e off-set foram fatores importantes no processo de seleção. 

Conforme informado, o norte americano Seahawk, que competiu com o Wildcat, foi desclassificado porque ele não cumpriu o preço fixado por Seul. O MH-60 Seahawk, tem maior peso de decolagem o que permite a realização de variadas missões ao mesmo tempo, enquanto o que o menor Wildcat possui limitações em tais ações. “Vários fatores, incluindo capacidade, compatibilidade operacional e questões relacionadas com o contrato foram verificados por um total de 13 peritos “, disse um porta-voz da DAPA, salientando que uma deliberação justa e transparente ocorreu durante a avaliação. 

FONTE: yonhapnews

Sair da versão mobile