Por
COLÔNIA, Alemanha – A fabricante de veículos blindados alemã Rheinmetall confirmou as conversas iniciais sobre a aquisição de sua rival Krauss-Maffei Wegmann, uma medida que reordenaria o panorama industrial envolvido na produção de um novo carro de combate MBT (Main Battle Tank) europeu.
De acordo com uma breve declaração da Rheinmetall, na mesa de negociação está a aquisição da KMW no contexto de sua parceria com a fabricante francesa de MBTs Nexter, conhecida sob o nome KNDS. A KMW e a Nexter possuem 50 por cento de sua joint venture franco-alemã.
A KNDS e a Rheinmetall devem apresentar propostas de design separadas no próximo ano para o Main Ground Combat System, um novo MBT projetado como um dos três projetos militares que impulsionam a parceria de defesa entre Berlim e Paris. Resta saber como a dinâmica de uma aquisição da KMW pela Rheinmetall iria influenciar esses planos.
Citando especialistas do setor, o jornal Die Welt escreveu na terça-feira que o governo francês, por meio do acordo da estatal Nexter com a KMW, deve ter uma voz na transação. Paris pode até ter direito de preferência para a porção da KMW no KNDS, informou o jornal.
A declaração da Rheinmetall na segunda-feira enfatizou que uma decisão final sobre o caminho a seguir depende de uma “infinidade de aspectos políticos, econômicos e regulatórios” ainda a serem resolvidos.
Um acordo de aquisição poderia colocar em suspenso a questão sobre quais veículos as empresas de defesa alemãs irão propor para programas de modernização multibilionários dos serviços terrestres dos EUA. A Rheinmetall já está oferecendo o veículo de combate blindado Lynx como substituto de Bradley. A KMW poderia fazer outra tentativa de vender o veículo Puma, embora a Rheinmetall também faça parte da joint venture que produz esse veículo para as forças alemãs.
FONTE: DefenseNews
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN