Retomada da concorrência na Suíça?

Northrop-F-5E-Tiger-II-Swiss-Air-Force-1
De acordo com os planos mais recentes, é esperado que o sucessor dos obsoletos F-5 suíços entrem em serviço em 2025

O governo de Berna pretende re-anunciar um concurso para a compra de novas aeronaves multi-função.

Em 2014 um referendo nacional suíço afastou a compra de aeronaves multi-função Gripen E, que substituiriam na Schweizer Luftwaffe (força aérea suíça) os obsoletos caças Northrop F-5E/F Tiger II. No entanto, o atual ministro da Defesa Guy Parmelin informou o governo em Berna que começou os preparativos para um novo concurso para a escolha de uma aeronave multi-função.

O estudo sobre a obtenção deles será desenvolvido durante o ano, até a primavera de 2017 e, em seguida, apresentado aos parlamentares. A preparação do documento terá um grupo de especialistas, liderado pelo Chefe do Estado Maior das Forças Armadas da Suíça, sob a supervisão do comandante das forças armadas e do chefe da agência de aquisição de armas suíça. O estudo levará em conta os aspectos processuais e econômicos, bem como as perspectivas operacionais dos atuais Tiger e os um pouco mais novos F/A-18C/D Hornet.

Atualmente, os suíços têm mais de 30 Tiger, que tem uma média de 37 anos de idade de fabricação. Além disso, a Schweizer Luftwaffe também têm em estoque 31 Hornets. Supõe-se que a aquisição será concluída em 2025. De acordo com cálculos feitos pelo Ministério da Defesa, o uso dos F/A-18C/D por mais cinco anos vai custar aos contribuintes 500 milhões de francos suíços (458mi de €).

A seleção de novas aeronaves multi-função para a Schweizer Luftwaffe deve ser feita até 2020. O mais tardar, em 2022 é esperado ao Parlamento confirmar oficialmente a compra. As entregas devem começar em 2025. Não se sabe que produtores vão participar da competição.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker

FONTE: Altair

Sair da versão mobile