O CEO do Polish Armaments Group, Sebastian Chwałek, e o Diretor de Vendas da MBDA Polônia, Adrian Monks assinaram um contrato em Varsóvia, no dia 25/04, que é o primeiro de dois estágios para entregar o míssil terra-ar CAMM (Common Anti-air Modular Missile).
A colaboração proporcionará maior segurança e desenvolvimento de defesa para ambos os países membros da OTAN e reforçará a segurança europeia.
O secretário de Defesa, Ben Wallace, disse que “A Polônia e o Reino Unido mantêm uma ampla e importante parceria de defesa, e essa medida beneficiará ambos os países, bem como a aliança mais ampla da OTAN. Este míssil está na vanguarda da detecção e dissuasão de ameaças, com o sistema de defesa aérea de curto alcance da Polônia observando um alinhamento ainda maior entre as Forças Armadas”.
Voando em velocidades supersônicas, os mísseis CAMM podem destruir ameaças aéreas modernas, incluindo aeronaves stealth e mísseis de alta velocidade.
Cada míssil da família CAMM está equipado com um seeker de radar ativo avançado que pode ver até os menores alvos, os mais rápidos e os mais furtivos através da pior condição climática e do jamming eletrônico mais pesado. Eles são capazes de atingir um objeto do tamanho de uma bola de tênis viajando a várias vezes a velocidade do som.
Os sistemas Sky Sabre do Reino Unido e NAREW GBAD da Polônia usarão os mesmos mísseis e lançador CAMM, mas com componentes projetados pela Polônia para o radar, C2 e veículos. O Exército Britânico está atualmente implantando seu sistema GBAD baseado no CAMM, conhecido como Sky Sabre, na Polônia para ajudar a proteger o espaço aéreo polonês.
Também há planos para compartilhar essas tecnologias pioneiras para a produção de outros sistemas Ground-Based Air Defence (GBAD) na Polônia, que desenvolverão e sustentarão habilidades e empregos críticos nos respectivos setores de mísseis.
Chris Allam, diretor da MBDA UK, disse que a “MBDA orgulha-se de fazer parte de um programa tão importante para a proteção dos céus poloneses, juntamente com nossos parceiros do Polish Armaments Group. Este rápido projeto inicial de Narew demonstra a agilidade da MBDA para responder a necessidades urgentes e desenvolver soluções de sistemas soberanos em curtos prazos. Já estamos trabalhando para entregar os primeiros sistemas à Polônia, bem como para abordar o programa Narew mais amplo de transferência de tecnologia e fabricação polonesa.
A medida histórica segue a visita do presidente da Polônia, Andrzej Duda, no início deste mês, onde conversou com o primeiro-ministro Boris Johnson sobre a aceleração do apoio defensivo à Ucrânia.
Durante uma visita à Polônia em novembro, para reafirmar o compromisso do Reino Unido com a defesa europeia e da OTAN, o secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, e o ministro da Defesa polonês, Mariusz Błaszczak, concordaram com uma Declaração de Intenção para cooperar na defesa aérea.
O acordo de mísseis baseia-se na forte relação bilateral entre forças que operam lado a lado em terra, no mar e no ar. Ele também segue o Programa de Aprimoramento de Capacidades Navais da Ucrânia anunciado em 2020, que inclui infraestrutura naval, novas embarcações de mísseis, retrofit de seus navios atuais e dois navios atualizados de contramedidas de minas da Marinha Real.
O Ministro da Defesa das Forças Armadas, James Heappey, também visitará Varsóvia no final desta semana para se encontrar com os principais militares envolvidos na Op CABRIT como parte do enhanced Forward Presence (eFP), cumprindo os compromissos da OTAN. O eFP compromete quatro grupos de batalha multinacionais na Estônia, Polônia, Letônia e Lituânia, defendendo a segurança coletiva da OTAN.
O CAMM é a última geração de míssil de defesa aérea usado pelo Exército Britânico e pela Marinha Real e fabricado em Bolton, com a MBDA UK com sede em Stevenage.
FONTE: MoD
FOTO: MBDA (Ilustrativa)