A Agência de Compras de Defesa, Defence Equipment & Support (DE&S) do Ministério da Defesa do Reino Unido, aportou 257 milhões de libras esterlinas adicionais em fundos ao estaleiro local BAE Systems Submarines, para que este possa prosseguir com o programa de desenvolvimento do submarino nuclear lançador de mísseis balísticos, que no futuro substituirá progressivamente os atuais submarinos da classe Vanguard da Marinha Real Britânica.
Os quatro submarinos que integram a classe Vanguard são hoje os únicos vetores de dissuasão nuclear ao serviço do Reino Unido. A frota opera a partir da Base Naval HM Naval Base Clyde, na Escócia. A Marinha Real Britânica recebeu da antiga Vickers Shipbuilding and Engineering (VSEL) o HMS Vanguard em 1993, o HMS Victorious em 1995, o HMS Vigilant em 1996 e o HMS Vengeance em 1999. Os submarinos estão armados com o míssil Lockheed Martin Trident II D5 e o torpedo pesado BAE Systems Spearfish.
Os contratos incluídos nos fundos agora alocados, permitirão sustentar a realização da próxima fase de desenho do submarino. Estes são adjudicados como consequência de dois primeiros contratos celebrados em 2012 por valores de 328 e 315 milhões de libras esterlinas, para cobrir os trabalhos associados ao desenvolvimento do desenho inicial. A construção do primeiro submarino está prevista para ser iniciada em 2016.
FONTE:Defensa.com – Victor Barreira