Raytheon, em conjunto com a Finmeccanica, oferecerá avião T-100 para a Força Aérea dos EUA.
Representantes da Raytheon confirmaram oficialmente a sua proposta na competição T-X para a aeronave de treinamento avançado para a Força Aérea dos Estados Unidos, o T-100. O desenho será baseado no M-346 Master, fabricado pela consórcio de empresas Finmeccanica-Alenia Aermacchi.
“Nosso avião será fabricado e testado nos EUA”, disse Roy Azevedo, vice-presidente de aeronaves da Raytheon, mas sem especificar a localização das fábricas. A equipe ítalo-americana irá fornecer a USAF não somente as aeronaves, mas também dispositivos de treino, simulação e cursos para pilotos.
Em caso de vitória no T-X, os motores F124 do T-100 serão montado na fábrica em Phoenix. Eles têm em carga apenas o contrato do último motor deste tipo para o Lavi israelense.
Citado pelo semanário Flight, o chefe da Alenia-Aermacchi, Filippo Bagnato afirmou que está considerando três diferentes configurações de tripulação e equipamentos para o M-346.
Está também em curso um estudo para adaptação ao reabastecimento do Master por meio de sonda. De acordo com o Flight, pilotos americanos já tiveram a oportunidade de se familiarizarem com o Master na fábrica de Venegono.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker
FONTE: Altair