NOVA DÉLHI – O avião de caça francês Rafale, pré-selecionado pela Força Aérea Indiana (IAF) para o seu programa MMRCA de $ 12 bilhões, vai participar com aeronaves da IAF a partir de 03 de junho, de exercícios conjuntos sobre o deserto de Rajasthan.
O exercício aéreo Indo-francês, Garuda-5, incluirá quatro aviões de combate Rafale multirole e um reabastecedor que vai participar com os caças Su-30MKI, MiG-27 e MiG-21 da IAF.
O exercício vai expor ao pessoal da IAF, as capacidades da aeronave francesa em manobras, disse um oficial da IAF. O programa MMRCA, em que Rafale é o avião preferido, tem sido no palco as negociações do contrato para mais de um ano e está aguardando a finalização.
O Ministério da Defesa indiano também tem pré-selecionado a compra de seis Airbus A330 de reabastecimento aéreo para a IAF, a um custo de mais de US $ 1 bilhão, mas o negócio ainda também tem de ser assinado.
O objetivo do exercício Indo-francês é expor os pilotos da IAF às táticas de combate franceses e os pilotos franceses a táticas de combate indianos, além de expor tripulação IAF para reabastecimento ar-ar, disse o oficial da IAF.
FONTE: DefenceNews
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval