O secretário de Assuntos Internacionais da Defesa, Francisco Cafiero, em nome do Ministério da Defesa da Argentina, viajou para a cidade de Paris onde teve uma intensa agenda de trabalho durante dois dias com altas autoridades Francesas. Argentina e França compartilham uma rica agenda, com 24 instâncias de vínculos de cooperação bilateral, intercâmbio, capacitação e equipamentos.
Durante sua estada, Cafiero conduziu uma exposição sobre a política internacional de defesa da Argentina, na Escola Militar das Forças Armadas Francesas. “É essencial poder mostrar o que fazemos no Ministério da Defesa, porque isso nos permite ampliar as colaborações e realizá-las com mais eficácia”, destacou Cafiero.
Ele também manteve uma reunião com o diretor de Assuntos Internacionais da DGA (Direction Générale de l´Armement), Gaël Díaz de Tuesta, onde foram discutidas propostas de novos equipamentos militares que incluem a possibilidade de transferência de tecnologia para fortalecer o desenvolvimento industrial nacional.
Além disso, o governante argentino participou da reunião de trabalho no Senado nacional francês com seis legisladores integrantes do Grupo de Amizade do Cone Sul, onde se discutiu a relação bilateral de defesa entre os dois países. Ele também participou de uma reunião com o diretor do Observatório da América Latina, Gaspar Estrada.
Cafiero manteve um encontro com o vice-presidente para a América Latina da AIRBUS Helicopters, Alberto Robles, e um encontro com o embaixador argentino, Leonardo Constantino, o pessoal diplomático da embaixada, com o adido de defesa e com os militares da missão logística em Europa da Força Aérea e Marinha Argentina.