A Suécia e a Noruega planejam trocar seus radares de vigilância estratégicamente instalados ao longo do litoral. A Saab considera o GIRAFFE 8A como ideal para ambos os países.
O GIRAFFE 8A utiliza a mesma tecnologia do GIRAFFE 4A, porém com uma antena duas vezes maior, o que lhe permite uma cobertura de até 470 km, mantendo as mesmas facilidades de utilização como o GIRAFFE 4A. A antena pode ser facilmente instalada em um caminhão, em terra e pode ser a substituta do sistema Sindre onde a antena é retraída para dentro da montanha sendo acomodada no mesmo silo atual, isso sem falar no seu peso, que é muito mais leve que os atuais no mercado.
O radar GIRAFFE 8A é um radar 3D AESA de longo alcance permitindo uma ampla cobertura de área com ênfase na defesa contra mísseis balísticos. Desenvolvido pela Saab Electronic Defence Systems (EDS), o GIRAFFE 8A quando integrado ao Sistema Integrado de Defesa Aérea, reforça um conjunto de sensores que permitem a constante vigilância aérea sobre a área designada de responsabilidade. O radar irá simultaneamente procurar, detectar, acompanhar e relatar curto para médio alcance de mísseis balísticos, disse Tore Bekkevold CEO da Saab Technologies Norway.
Se implantado nas montanhas ao longo da costa norueguesa, além da cobertura aérea ele possui a capacidade de monitorar toda a área marítima também, fornecendo a cobertura necessária para o controle de entrada e saída de meios navais e assim, auxiliando a guarda costeira, a policia e os serviços de emergência.
A Saab atribuiu a responsabilidade pelo radar GIRAFFE 8A à Saab Norway em Halden, o que significa que partes substanciais da industrialização e fabricação serão produzidos localmente, acrescentou Bekkevold.
Características do GIRAFFE 8A
- Radar 3d
- Antena AESA bandas S (E/F)
- Sistema ESM passivo integrado (opcional)
- Cobertura maior que 65º
- Velocidade de rotação: 24 rpm
- Search em 360º ou em um setor
- Vigilância aérea de 470 km
- Capacidade de vigilância de mais de 1.000 alvos
- Capacidade de acompanhar mais de 100 mísseis balísticos
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: MILITARERTEKNIKK