A Noruega e os EUA planejam instalar um novo radar militar na comuna de Vardo, além do já existente radar norte-americano Globus II.
O professor Theodore Postol, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, disse em entrevista a uma emissora norueguesa que isso pode levar a um conflito entre os Estados Unidos e a Rússia.
Vardo é uma cidade que fica perto da fronteira russa. Segundo Theodore Postol, a altura para instalar um novo radar norte-americano na Noruega, próximo à fronteira russa, foi mal escolhida.
“Do ponto de vista da Rússia, a perspectiva de ter um novo radar na Noruega como parte do sistema de defesa antimísseis é um mais um exemplo das más intenções dos Estados Unidos em relação à Rússia”, disse Postol.
O especialista declarou que o governo norueguês deve reconsiderar de forma muito séria estes planos. Segundo ele, eles podem representar uma ameaça para a segurança do país porque a Noruega pode ser envolvida em um conflito entre as duas superpotências.
“Penso que a instalação de um novo radar na Noruega é o resultado da lógica errônea da América”, Postol disse. “É somente uma questão de tempo até a atual escalada de armamentos resultar, por uma razão ou outra, em uma confrontação entre a Rússia, a China, os EUA e a OTAN”, opinou o professor.
O início da construção do radar está marcado para o verão de 2016 e esta deverá durar 3 anos, segundo as autoridades norueguesas.
“As funções do radar serão seguir objetos no espaço, monitorar os interesses da Noruega no norte e contribuir para o desenvolvimento nacional”, escreve a publicação Norway Today.
FONTE:sputniknews.com