O nosso autor oferece uma estimativa, concentrando-se na fragata Tipo 054A (Jiangkai-II)
Por Gabe Collins
O que realmente custa aos estaleiros navais chineses construir grandes navios de guerra? Fontes chinesas não divulgam custos reais ou estimados de produção de navios de guerra e submarinos, então recai sobre analistas externos para gerar este importante conjunto de dados. A quantificação dos custos de produção de navios de guerra reforça nossa compreensão de como o orçamento de defesa da China realmente se traduz em hardware e recursos.
Esta análise enfoca a fragata Tipo 054A (nome de código NATO: Jiangkai-II), por três razões principais. Em primeiro lugar, é um moderno combatente de superfície e mais produtivo da China. Em segundo lugar, tem sido produzido em série há vários anos. Terceiro, é a pedra angular das capacidades de guerra de superfície da PLAN no momento e tem realmente visto implementações operacionais sustentadas (e contínuas).
Os leitores devem observar que esta é uma estimativa da versão Beta dos custos de produção do Type 054A. Está bem desenvolvido, mas quase certamente evoluirá à medida que mais participantes contribuírem com seus insights. Compartilho meus principais cálculos e suposições para fornecer um trampolim para outros analistas e espero catalisar uma discussão mais ampla que avance nosso conhecimento do complexo industrial naval da China.
Custos por segmento
Este autor estima que o Tipo 054A custa atualmente um total de aproximadamente US $ 348 milhões por embarcação para construir e incorporar. Esta estimativa deriva de quebrar o navio pelas suas principais categorias de sistemas (casco e equipamento, propulsão / transmissão de energia, armas e eletrônica) e calcular seus respectivos custos, bem como o custo da mão de obra necessária para montar o navio em um produto acabado. A estimativa baseia-se fortemente na avaliação por analogia em muitos casos, porque as fontes chinesas simplesmente não divulgam informações de custo sobre a grande maioria dos insumos usados em navios de guerra que estão sendo construídos na China. Como tal, a figura como está é conservadora e pode superestimar os custos de construção e equipamentos.
Divisão de custo do tipo 054A (milhões de USD). Percentagem do custo total estimado do navio (números arredondados)
Eletrônica – US$ 102 milhões, 29%. Os fabricantes chineses de eletrônicos de nível militar divulgam pouca ou nenhuma informação sobre os custos unitários dos sistemas que produzem para o Exército de Libertação do Povo (PLA). Além disso, o PLA não publica orçamentos detalhados, como os comuns no DoD dos EUA. Como tal, esta análise usa uma abordagem de avaliação por analogia para estimar o custo provável dos principais sistemas eletrônicos do navio. Diz-se que o sistema de dados de combate ZKJ-4B / 6 do navio é baseado no Tavitac da Thompson CSF. O Guia do Instituto Naval para Sistemas de Armas Navais Mundiais, 1997-1998 estimou que o Tavitac representou menos de 5 por cento do custo final da fragata francesa Lafayette, que se baseou no custo unitário original de US$ 466 milhões das seis fragatas da classe Lafayette (Kang Ding), compradas por Taiwan em 1992, sugere que a Tavitac custa aproximadamente US$ 20 milhões. Dada a semelhança declarada dos sistemas, é razoável valorizar o ZKJ-4B / 6 em US$ 20 milhões por unidade.
O radar de busca Tipo 382 3D provavelmente custa aproximadamente US$ 15 milhões por unidade baseado no preço do sistema de radar Saab AMB vendido para a Austrália para seu LHD Canberra e o fato de que os fabricantes de radares chineses ainda não atingiram a experiência e eficiência no processo de produção da Saab. O conjunto de sonares do Tipo 054A provavelmente custa cerca de US$ 20 milhões, com base no custo unitário do Sonar 2087 da Marinha Real Britânica e nos requisitos de aquisição que a Marinha dos EUA usou em 2005 ao especificar as características de um novo arranjo de sonar rebocado. Finalmente, o autor estima que o sistema de controle de máquinas do Type 054A custa US$ 15 milhões, baseado no fato de que Northrup Grumman contratou para fornecer o sistema de controle de máquinas do LHA-7 Tripoli, a um custo de US$ 50,6 milhões. O autor reconhece que os custos de eletrônica de bordo podem, na verdade, ser menores, embora nenhum dado conhecido atualmente apoie um custo menor.
Armas – US$ 84 milhões, 24% . A parte mais cara do conjunto de armas do Type 054A é provavelmente as células do sistema de lançamento vertical. Um módulo de 8 células do sistema US Mk 41 VLS – o mais utilizado no mundo – custa cerca de US$ 15 milhões. O Type 054A tem 32 células VLS totais e o autor desconta o custo do módulo de 8 células para US$ 10 milhões, fazendo com que o sistema custasse cerca de US$ 40 milhões. O segundo componente mais caro do armamento do Type 054A são seus dois sistemas CIWS 730, que provavelmente custam cerca de US$ 11 milhões para ambos. Os custos do Phalanx 1B da Marinha dos EUA é de US$ 5,6 milhões por unidade, e o autor acredita que essa é uma estimativa razoável para o custo do CIWS 730 porque, embora a arma chinesa seja de maior calibre e o sistema seja fisicamente maior, os custos de montagem e materiais provavelmente são substancialmente menores.
Trabalho – US $ 75 milhões, 22% . Enquanto os dados são um pouco escassos, a construção e comissionamento de um navio de guerra entre 3.000 e 4.000 toneladas parece exigir entre 2,5 milhões de homens-hora (US FFG-7) e 10,8 milhões homens-hora (Índia Godavari-classe) de trabalho. O autor estima que atualmente estaleiros militares chineses podem pagar um maior grau de intensidade de mão-de-obra do que os estaleiros ocidentais devido a uma grande força de trabalho, e que são quase substancialmente mais eficientes do que os estaleiros indianos, exigindo cerca de 3,2 milhões de homens-hora para construir e comissionar uma fragata Tipo 054A. O custo médio de mão-de-obra dos estaleiros chineses é baseado nos gastos de mão-de-obra de Jiangsu Rongsheng de 2013, que são aumentados em 25% para refletir o prêmio pago por conjuntos de habilidades especiais necessários para o trabalho de construção naval feito de acordo com as especificações navais.
Casco e equipamento – US $ 45 milhões, 13% . Este cálculo de custos baseia-se no fato de que cerca de um terço do peso do navio combatente de superfície, como o Tipo 054A, normalmente consiste em metais – principalmente aço, juntamente com quantidades menores de ligas de alta qualidade, fiação e tubulações. O autor então multiplicou as 1.200 toneladas métricas de aço provavelmente necessárias para um navio do tamanho do Tipo 054A por um custo médio de US$ 2.000 / toneladas métricas para aço de alta qualidade, como o usado em navios de guerra. O restante do custo vem de materiais compostos e materiais absorventes de radar, cujos dados de custo foram obtidos de itens similares vendidos no Alibaba.com e do custo de aplicação de revestimentos absorventes de radar em navios de guerra dos EUA, conforme divulgado pelo Chicago Tribune.(admitidamente um pouco defasado como é 1993). Os dados de custo para tintas, tubulações, bombas, válvulas e cabos também vêm de itens semelhantes feitos na China anunciados para venda no Alibaba.com, bem como o preço spot do London Metals Exchange para o cobre, o componente subjacente da fiação, e provavelmente pelo menos parte das ligas de tubos.
Propulsão – US $ 32 milhões, 9% . A maior parte dos custos de propulsão do Type 054A vem de seus quatro motores a diesel Pielstick / Shaanxi PA6. Pelo menos uma empresa comercial oferece motores Pielstick à venda entre US$ 1 e US$ 10 milhões cada. Essa estimativa usa o preço médio de US$ 5 milhões por mecanismo para refletir o tamanho do mecanismo e a qualidade premium necessária para um aplicativo militar. O saldo do custo estimado reflete a redutora, eixos de transmissão, mecanismo de direção e adereços.
Custos diversos – US $ 10 milhões, 3% . Esta categoria é um “catchall” que ajuda a conta da estimativa geral de bits e peças que podem ter sido negligenciadas no processo de estimativa do custo de cada segmento do navio.
Conclusão e Implicações Estratégicas
A estimativa do custo unitário de US$ 348 milhões se encaixa razoavelmente bem com o preço pelo qual a China ofereceu fragatas Tipo 054 à Tailândia no início de 2013. A Marinha da Tailândia tentou gastar US$ 1 bilhão em novas fragatas e a China ofereceu três Type 054 a esse preço. A oferta chinesa de navios a um preço efetivo de US$ 333 milhões sugere que, com maiores margens de lucro de nível internacional embutidas, o custo real do navio entregue é provavelmente entre US$ 350 milhões e US$ 375 milhões por navio. Além disso, os navios importados provavelmente custariam menos para construir, uma vez que não são tão abrangentes quanto os Type 054A entregues a PLAN.
Se o custo de construção real do Tipo 054A cair nessa faixa, e os construtores de navios tiverem uma margem de “lucro” de cinco por cento para as entregas de navios a PLAN, o preço do navio entregue seria de US$ 365 milhões. Em termos de aquisição, isso ofereceria a PLAN um valor significativo em relação ao custo de embarcações de origem estrangeira. Por exemplo, a construtora naval francesa DCNS (Naval Group atualmente) vendeu uma fragata de classe FREMM ao Marrocos por US$ 676 milhões e as primeiras quatro fragatas F125 da Alemanha custam US$ 740 milhões cada.
O gasto militar com hardware sempre incorre em um custo de oportunidade, já que mesmo uma economia grande e crescente como a da China ainda tem uma quantidade finita de recursos que podem ser realisticamente dedicados a gastos militares. Para colocar o custo de compra de uma Tipo 054A em US$ 365 milhões em perspectiva, considere que o navio usa fundos equivalentes a cada um dos seguintes gastos alternativos, todos os quais estão em demanda em vários ramos da PLA.
– Treze aviões de combate J-10 .
– Dez caças SU-30K .
– 177,5 milhões de galões de combustível de aviação para treinamento – combustível suficiente para permitir que cada um dos 97 caças SU-30 da China seja totalmente carregado com combustível 600 vezes cada.
– Os salários anuais de quase 64.000 oficiais juniores de EPL.
A marinha finalmente navega com a força do tesouro nacional. A esse respeito, a PLAN recebe cada vez mais um “retorno significativo pelo seu dinheirinho”, com custos de aquisição de navios muito inferiores aos de outros grandes poderes navais da Ásia-Pacífico. A comunidade analítica tem agora a oportunidade de criar um conjunto de dados de custo de navio de guerra único que irá desbloquear novos e poderosos meios de investigação sobre a modernização naval e os gastos de defesa da China.
Gabe Collins é o co-fundador da China SignPost e ex-analista de investimentos em commodities e pesquisador no Instituto de Estudos Marítimos da US Naval War College.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: The Diplomat