A caixa-preta do bombardeiro Su-24 abatido pela Turquia em novembro passado na Síria, foi encontrado e entregue ao presidente russo Vladimir Putin, conforme relatado pelo ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu.
A caixa-preta apareceu no norte da Síria. Esta é a mesma área onde a milícia Turca matou a tiro um dos pilotos do bombardeiro, que se ejetou após o ataque do F-16 Turco, tal como indicado pelo ministro da Defesa russo, publicou a agência TASS.
“Nós trabalhamos ativamente no território controlado por combatentes que mataram o nosso piloto, eu não consigo encontrar outra palavra. Como resultado desta operação, esses territórios foram libertados pelas Forças Especiais do Exército sírio que procurou a tripulação e encontraram o local da queda de nossa aeronave”, disse Shoigu.
De acordo com o ministro, os soldados foram rápidos a chegar no local, não dando-lhes tempo para desmontar qualquer parte da aeronave, permitindo encontrar o gravador de vôo.
A análise da caixa preta do Su-24, abatido sobre a Síria irá ajudar a identificar o caminho exato do seu voo, na hora em que foi atacado e onde recebeu “o impacto traiçoeiro”, disse Putin.
Vladimir Putin declarou que a caixa-preta será aberta na presença de peritos internacionais.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO:DAN
FONTE: RT