Por Stephen Trimble
A Northrop Grumman revelou ao público no dia 19 de agosto, em Mojave, Califórnia, o protótipo N400, para a competição T-X que visa substituir o defasado caça T-38 Talon. Alimentado por um único motor GE Aviation F404-102D com 17,200lb de impulso, de acordo com a base de dados de registro da aeronave da US Federal Aviation Adminitration.
A Scaled Composites, uma subsidiária da Northrop está dedicada na realização dos testes de voo do protótipo e registro da aeronave desde 16 de Junho de 2015, mas o projeto foi mantido em segredo por vários meses. Imagens da aeronave no Twitter mostram uma aeronave com um estabilizador vertical único proeminente e uma seção de nariz semelhante ao T-38.
A Northrop Grumman revelou o modelo do conceito T-X para um pequeno grupo de jornalistas em meados de dezembro do ano passado, durante uma excursão da fábrica da empresa em Palmdale nas proximidades. A Northrop é um dos quatro concorrentes que estão competindo para substituir o venerável T-38C, instrutor a jato avançado da Força Aérea os EUA.
A Raytheon está propondo a variante T-100 do Leonardo M346M. A Lockheed Martin está oferecendo uma versão modificada do Korea Aerospace/Lockheed monomotor T-50 Golden Eagle. A Boeing em parceria com a Saab irá oferecer uma aeronave com um design limpo, mas que ainda não foi revelado. A USAF planeja comprar mais de 300 aeronaves T-X durante a próxima década. Um pedido de propostas foi lançado para a indústria no mês passado.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: FlightGlobal